PUB

Boa Vista

Reinauguração do Karamboa: “Grupo Riu é um bom contribuinte de impostos para Cabo Verde” – PM

O primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva destacou, este domingo, 13, na Boa Vista, a importância que o Grupo Riu tem para a economia cabo-verdiana. O chefe do Governo inaugurou, esta manhã, as obras de requalificação e expansão do hotel Riu Karamboa, na ilha das dunas, na presença de Joan Riu, Membro do Conselho Directivo deste grupo espanhol. O investimento de 50 milhões de euros traduz a aposta e importância que o destino Cabo Verde tem para as operações da empresa. Há 17 anos no mercado, o Riu é dos maiores empregadores privados do país, gerando, actualmente, 2.839 postos de trabalho, com seis hotéis no Sal e Boa Vista. O Touareg deverá ser o próximo a sofrer obras de requalificação.

Em funcionamento a todo o vapor, com 80% da ocupação, sendo na maioria por turistas ingleses, as obras de requalificação do Riu Karamboa, na Boa Vista, foram inauguradas hoje de manhã, pelo primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva, na presença de Joan Riu, Membro do Conselho Directivo do Grupo Riu e de Marco Rodrigues, Director do Karamboa, entre outros convidados e comunicação social nacional e estrangeira.

O chefe do Governo foi recebido com entusiasmo por Joan Riu, que, para além de ser membro do Conselho Directivo da empresa, é filho da magnata Carmem Riu, esta manhã no Hotel Karamboa, para um simbólico corte de fita, que assinala a inauguração das obras de requalificação a que esta infraestrutura hoteleira foi sujeita. Ulisses Correia e Silva, que não poupou elogio ao grupo Riu, enalteceu que o resultado das obras traduz-se num incremento da “qualidade” da oferta turística e do destino Cabo Verde.

Um grupo de “referência”

O primeiro-ministro, que teve a oportunidade de fazer uma visita para constatar in loco o novo Karamboa, enalteceu a importância que esta empresa espanhola tem para o desenvolvimento da economia cabo-verdiana.

“O grupo Riu é um bom contribuinte em termos de impostos para Cabo Verde”, começou por dizer o chefe do Governo, destacando ainda que, pelo “emprego que cria”, e pelo “ investimento que promove”, como o “upgrade” que fazem nos hotéis do Sal e Boa Vista, “são uma grupo de referência para Cabo Verde”.

50 milhões investidos

As obras de requalificação do Karamboa, que passou a ser “só para adultos”, traduz um investimento de 50 milhões de euros, num contexto de pós-pandemia e de incerteza mundial gerado pela guerra na Ucrânia, mas que segundo Juan Riu reflete a importância do mercado cabo-verdiano para a empresa, tendo em conta que o arquipélago, conforme disse, “a nível de volume é quinto destino com mais relevância” para a empresa, representando, a nível de empregados entre 7 a 8%. 

“Mas tudo isto num tempo muito reduzido”, notou, para esclarecer que Cabo Verde já compete, por exemplo, com a República Dominicana, onde iniciaram nos anos 90, tendo em conta que em Cabo Verde começaram em 2004. “O crescimento de Cabo Verde, dentro do Riu, comparativamente, é altíssimo”, destacou. 

Investir no melhoramento das infraestruturas

Joan Riu reiterou que o grupo quer continuar a ser um parceiro de desenvolvimento do aqruipélago, mas “aconselhou” o Governo a continuar a apostar e investir no “melhoramento” das infraestruturas, na Boa Vista, como “electricidade, saneamento e saúde”, entre outros. 

Condições essenciais para que este grupo possa continuar a investir na Boa Vista, a onde ainda tem terrenos para erguer novos hotéis. 

Enquanto isso, Joan Riu avançou ou A NAÇÃO que o Touareg, também na ilha das dunas, deve sofrer obras de requalificação nos próximos anos, não estando previstos, para já novos investimentos. Até porque, como deixou transparecer, há que recuperar, o prejuízo de “dois anos fechados” com a pandemia.

95% de mão de obra cabo-verdiana

Neste contexto, a retoma segue a bom ritmo, como adiantou ao A NAÇÃO online Marco Rodrigues, director do Karamboa, tendo em conta que estão, neste momento, com uma ocupação de 80%, a maioria ingleses, mas também alemães, portugueses, entre outros. 

Segundo essa fonte, o Karamboa tem, neste momento, 420 funcionários, sendo que 95% são mão de obra cabo-verdiana e os restantes senegaleses. 

As obras de requalificação permitiram um upgrade para 968 quartos, ou seja, mais 112 do que os registados antes das intervenções, aumentando a capacidade de oferta.

De notar que o grupo Riu tem actualmente seis resorts em Cabo Verde, sendo três na Boa Vista e três igualmente no Sal, contribuindo para a geração de 2.839 postos de trabalho no país, sendo actualmente um dos maiores empregadores privados a nível nacional. 

PUB

PUB

PUB

To Top