PUB

Talento

Wilson Cabral, o atleta que tem levado o nome de Santa Catarina de Santiago longe

Wilson Cabral, 29 anos, é um jovem atleta do concelho de Santa Catarina, que tem levado o nome do município a subir importantes pódios, tanto a nível regional, nacional e internacional.

Recentemente foi o primeiro classificado na prova de atletismo que decorreu no dia 13 de Novembro último, na Assomada, enquadrado nas comemorações do dia do município. Um dia antes, na Cidade da Praia, conquistou a mesma posição na corrida de proximidade promovida pela Polícia Nacional.

Dos prémios conquistados este ano, conta ainda uma prova de Trail em Portugal, com percurso de 27km, realizado em outubro, no qual também ficou na primeira posição.

Tudo começou aos 15 anos

Ao A NAÇÃO, Wilson conta que começou a praticar atletismo no escalão júnior aos 15 anos, encorajado por seus colegas. Aos 19 passou a correr na categoria sénior, tendo-se destacado nas diferentes provas nas quais participava.

“Já subi em pódios com diferentes classificações em praticamente todos os concelhos da ilha de Santiago e também em outras ilhas. Actualmente hoje agradeço a Deus por me ter dado esse dom e me ter guiado por esse caminho do desporto, que até agora já me trouxe inúmeros benefícios para mim e minha família”, sublinha o jovem, segundo o qual foi o atletismo que lhe abriu as portas de um emprego fixo na autarquia do seu concelho.

Clube Emicela

Wilson Cabral é membro do Clube de atletismo Emicela, através do qual tem se destacado em provas nacionais e internacionais, nomeadamente na Europa. “Tenho enorme gratidão a Orlandino Mascarenhas, a Emicela e a Câmara de Santa Catarina, que sempre me proporcionam os recursos e meios necessários para competir fora do meu país”, destaca.

Através do atletismo, diz o jovem, conheceu todas as nove ilhas habitadas do país, mas também países como Espanha, Portugal, Senegal, entre outros.

O jovem confessa que já alcançou praticamente todas as suas metas neste desporto, mas que lhe falta ainda ter o “privilégio” de participar no campeonato do mundo em Berlim, ao lado de atletas de países como Quênia e Etiópia.

PUB

PUB

PUB

To Top