PUB

Diáspora

Tiago Vasconcelos dos Santos lança livro sobre eficiência do sector bancário em Portugal

O autor Tiago Vasconcelos dos Santos, lança no próximo dia 9 de Dezembro, em Portugal, o seu primeiro livro intitulado “Eficiência do Sector Bancário e os seus determinantes: o caso de Cabo Verde”. Em Cabo Verde, a obra vai ser apresentada na cidade da Praia, no próximo dia 13. 

O lançamento no Auditório da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa estará a cargo dos professores catedráticos António Augusto Teixeira da Costa e Eduardo Tomé.

Esta que é a primeira obra  de Tiago Vasconcelos dos Santos, um dos quadros do Banco Comercial Atlântico (BCA) e tem a chancela da editora luso-brasileiro Lisbon International Press, do Grupo Editorial Atlântico, segundo nota de imprensa.

Resultado de um trabalho académico

O livro resulta de um trabalho académico desenvolvido por este bancário no âmbito do Mestrado em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, em Lisboa, Portugal.

A sua amostra inclui dados dos relatórios e contas anuais dos bancos no período 2007 – 2020 e tem questões sobre a eficiência do sector bancário Cabo-verdiano, os determinantes da eficiência dos bancos comerciais no país, entre outras questões fundamentais que se colocam no dia-a-dia dos decisores políticos, dos supervisores, dos gestores e dos colaboradores bancários.

Instrumento de informação e formação sobre eficiência

“Esta obra procura ser um instrumento de informação e de formação sobre a eficiência. É um modesto e ousado contributo para o processo de desenvolvimento sustentado dos bancos e do sector bancário cabo-verdiano”, descreve a nota.

“Eficiência do Sector Bancário e os seus determinantes: o caso de Cabo Verde” vai ser lançado no próximo dia 9 de Dezembro, em Portugal.

Em Cabo Verde, está previsto o seu lançamento no dia 13 de Dezembro, na cidade da Praia.

Sobre o autor

Tiago Vasconcelos dos Santos, autor desta obra é Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia de Lisboa, Pós-graduado em Gestão Bancária e licenciado em Gestão de Empresas.

Profissionalmente, é bancário, um dos quadros do Banco Comercial Atlântico (BCA) com 14 anos de experiência, tendo passado pelas áreas comercial e controlo interno.

Já esteve também ligado ao sector de Hotelaria e Turismo, bem como ao da imprensa escrita, como gestor financeiro.

Tiago Vasconcelos dos Santos é professor universitário e formador profissional nas áreas de Economia, Gestão e Gestão Bancária, além de membro do Comité de Ética da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

Na literatura, “Eficiência do Setor Bancário e os seus determinantes: o caso de Cabo Verde” é o seu primeiro livro, apesar de ter trabalhado como co-autor, a par dos irmãos, no livro “Tiago, uma vida”, em homenagem ao seu saudoso Pai, Tiago Pedro Amadeu Furtado dos Santos.

PUB

PUB

PUB

To Top