PUB

Cultura

Hoje é Dia Nacional da Morna

Assinala-se hoje, 3 de Dezembro, o Dia Nacional da Morna. Um pouco por todo o país e na diáspora, músicos, artistas e intérpretes têm partilhado mensagens e músicas alusivas à Morna, que tem em B.Leza a inspiração para que este dia fosse tornado realidade. Um pouco por todo o país há iniciativas alusivas à data. 

Nancy Vieira é uma das intérpretes que não deixou passar a data em branco. Conhecida por ser uma das grandes defensoras da Morna, partilhou um vídeo de Bana, interpretando o tema Amor, da autoria de B.Leza.

“O Rei, o Maior, Bana, interpretando Francisco Xavier da Cruz, B.Leza, patrono deste Dia Nacional da Morna. Mantenha especial pa nha povo, ku Amor, ness dia d’hoje!”, escreveu a artista na sua rede social do Facebook.

A Morna, recorde-se, é desde o dia 11 de Dezembro de 2019, também Património Mundial da Humanidade, porém muitos desafios persistem quanto à sua promoção e preservação.  

Mais promoção, protecção e divulgação

Citado pela Inforpress, o músico Tibau Tavares defendeu neste Dia Nacional da Morna, o género considerado “rainha” da música das ilhas, ainda é pouco ouvido pela nova geração. 

“No meu ponto de vista a morna está por um fio. Hoje em dia ela é pouco ouvida em Cabo Verde, a não ser por pessoas idosas que entendem um pouco melhor de música. Tenho estado a ver crianças e a juventude a ouvir só outros géneros”, lamentou Tibau Tavares.

Segundo adverteu, a Morna não está a ser devidamente promovida, nem nos órgãos de serviço público.

“É só ver na rádio e televisão públicas, a morna é tocada muitíssimo pouco (…), se não tomarmos cuidado vai extinguir, vai ficar só na lembrança, ou então vamos ouvir só mornas antigas”, defendeu Tibau Tavares, alertando que hoje em dia não se cria novas composições de mornas. 

Músicas tradicionais a perder terreno

Igualmente a cantora Sandra Horta, citada pela mesma fonte,  notou que a dificuldade quanto à Morna reside na “apropriação” da mesma enquanto “muska rainha di nós terra”, por parte da nova geração, numa altura em que as músicas tradicionais perdem terreno.

“Falta a apropriação dos cabo-verdianos. Por exemplo, na Nigéria um dos factores que provocou o ‘boom’ das suas músicas tradicionais foi o facto de terem obrigado as rádios a passar 50% de suas músicas, e quando nas nossas próprias rádios não passam as nossas músicas, onde é que a nossa geração vai escutá-las?”, questionou.

Várias actividades agendadas

Para assinalar a data, estão várias actividades previstas um pouco por todo o país. Por exemplo, na Praia está prevista uma Serena às 17h30 – com saída da Pracinha do liceu Domingos Ramos rumo à Praça Alexandre Albuquerque.

Já em São Vicente estão a decorrer várias actividades desde esta manhã, numa iniciativa conjunta entre a o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas e a Harmonia,levando a Morna às ruas de Mindelo, com um itinerário que começou às 11 horas  no “Plurin de Peixe”, com a Jenifer Solidade.

Depois a serenata seguiu para o “Plurin de verduras da Praça Estrela”, com a atuação da Bertânia Almeida, e para o Mercado Municipal com o Fábio Ramos. 

Para fechar a Serenata em Mindelo, nesta celebração ao Dia Nacional da Morna, está previsto às 18 horas um espectáculo de Diva Barros na Praça Nova.

E, ainda, pode ouvir a Jenifer Solidade, a Bertânia Almeida e o Fábio Ramos, em mais uma atuação, cada, na Praça Nova, também, por essa altura. 

PUB

PUB

PUB

To Top