PUB

Sociedade

Praia: Aniversário da Guarda Municipal assinalado com acto solene

A Guarda Municipal da cidade da Praia comemora este domingo,4, os seus 14 anos de existência. O acto solene que marca a efeméride acontece durante a manhã de hoje no Paços do Concelho. Um dos desafios, como já é de conhecimento público, é a transformação da guarda em polícia municipal, algo que o autarca Francisco Carvalho diz esperar conseguir implementar em 2023. 

A guarda municipal da Praia está a celebrar 14 anos de existência. Para assinalar a data, realiza-se na manhã deste domingo,4, uma sessão solene, nos Paços do Concelho da cidade da Praia, no Platô.

O acto será co-presidido pelo Presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho e o Ministro da Administração Interna, Paulo Rocha.

Recorde-se que a Guarda Municipal foi criada com o objectivo de fiscalizar e fazer cumprir o código de posturas e regulamentos com vista, designadamente, à defesa e proteção da saúde pública e do meio ambiente, à segurança na circulação de viaturas e peões nas vias públicas, ao respeito das normas de gestão urbanística, à garantia do abastecimento público e à defesa do consumidor.

Objectivos estes que têm trazido muitos desafios ao longo dos anos à polícia municipal da Praia. 

Polícia Municipal em 2023?

Ainda recentemente, na cerimónia de abertura da I Jornada da Guarda Municipal, que decorreu em finais de Novembro, no âmbito das comemorações do dia da Guarda Municipal da Praia, o autarca Francisco Carvalho afirmou que está “expectante” com a implementação da Polícia Municipal no próximo ano, para dar resposta às demandas da capital.

“Estamos disponíveis e abertos na câmara municipal para a implementação da Polícia Municipal. O dinheiro necessário para implementar a Polícia Municipal está reservado no orçamento e falta neste momento, o aval a nível central do Governo. Estamos a trabalhar neste sentido e estamos muito confiantes porque o encontro que tivemos com o senhor ministro foi muito produtivo e acreditamos que em 2023 iremos conseguir implementar a Polícia Municipal na cidade da Praia”, perspectivou, citado pela Inforpress.  

Na altura, disse ainda que a edilidade está a trabalhar no que se refere à comparticipação das coimas, prometendo trabalhar também na criação de condições para que os guardas municipais se sintam “satisfeitos” e “motivados” no desempenho das suas funções.

PUB

PUB

PUB

To Top