PUB

Política

Portugal entrega quase 7 toneladas de apoio alimentar a Cabo Verde para famílias vulneráveis 

Portugal disponibilizou a Cabo Verde cerca de 6,7 toneladas de leite em pó para reforço do abastecimento de produtos alimentares essenciais e para fazer face à crescente insegurança alimentar causada pela seca, pandemia de COVID-19 e, mais recentemente, pela invasão da Ucrânia pela Rússia.

São 672 sacos de 10 kg, que  serão distribuídos pelas autoridades cabo-verdianas a famílias em situação de maior vulnerabilidade, equivalentes a 90 mil litros de bebida láctea.

Conforme nota de imprensa, este apoio da Cooperação Portuguesa surge como resposta a um pedido feito por Cabo Verde e resulta da coordenação de esforços das áreas governativas dos Negócios Estrangeiros (MNE), da Agricultura e Alimentação (MAA) e da Defesa Nacional (MDN) daquele país, que garantiu o transporte através do navio hidrográfico D. Carlos I, da Marinha Portuguesa, no âmbito da Missão Mar Aberto.

Conforme a mesma fonte, o governo português  através dos ministérios dos Negócios Estrangeiros e Agricultura e Alimentação “continuarão a mobilizar recursos financeiros para a aquisição de alimentos tendo em vista o reforço da resiliência de Cabo Verde face ao atual contexto de insegurança alimentar”.

Doação de livros

Portugal aproveitou a ocasião para formalizar ainda a entrega de 18.744 livros ao Instituto Biblioteca Nacional de Cabo Verde, doados pela Biblioteca Nacional de Portugal, no âmbito do Protocolo de Cooperação entre ambas as instituições com o objetivo de reforçar a leitura, o conhecimento e o bom uso da língua portuguesa.

O ato oficial de entrega aconteceu esta manhã no Porto da Praia.

Tiago Ribeiro

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top