PUB

Cultura

“Cinema – debate Amílcar Cabral” no Mindelo

Enquadrado no programa alargado de celebração do Centenário de Amílcar Cabral, que se assinala em Setembro de 2024, a Fundação Amílcar Cabral – FAC, em parceria com o Centro Cultural do Mindelo, promove de 7 a 9 de Dezembro, em São Vicente, a iniciativa “Cinema-debate Amílcar Cabral”.

Conforme nota de imprensa da organização, chegada à nossa redacção, esta iniciativa, através da projecção de três filmes/documentários, pretende contribuir para debater a “enorme contribuição” de Amílcar Cabral na libertação dos povos africanos, em geral, e na independência das ex-colónias portuguesas, em particular.

Com isto pretendem ainda debater o legado “teórico e intelectual” deste “ilustre africano” que têm sido reconhecidos nos mais diversos quadrantes internacionais, pelo mundo fora.

Diálogo intergeracional 

O objectivo central passa ainda por iniciar um diálogo entre as diversas gerações, especialmente a mais jovem, que vem “exigindo” que se fale mais sobre este período da História, e artistas e académicos com trabalho já reconhecido que têm escolhido, como objecto de estudo e de trabalho, a Luta de Libertação Nacional e o Legado de Amílcar Cabral e a dos próprios protagonistas. Ex- combatentes serão, por isso, convidados a partilhar em primeira mão as suas vivências e reflexões.

Conforme a organização, trata-se de um Cinema-Debate itinerante e internacional, que poderá percorrer bairros e escolas de todo o país e países estrangeiros, com toda a documentação de suporte em português e em inglês.

Profundidade do pensamento de Amílcar Cabral

“A atualidade, originalidade e profundidade do pensamento de Amílcar Cabral faz com que atualmente pesquisadores, artistas e ativistas se interessem cada vez mais pelo estudo do seu legado que tem trazido uma contribuição para diversas áreas das Ciências Humanas e Sociais e para a procura de soluções para os problemas do mundo de hoje”, explica a organização.

De autoria da arquitecta Paula Nascimento e da historiadora Ângela Coutinho, este projecto contou com a assessoria do arquitecto Ângelo Lopes e da historiadora Aurora Almada e Santos e financiamento da Fundação Rosa Luxemburgo. 

O Cinema-Debate Amílcar Cabral conta ainda com diversas parcerias na ilha de S. Vicente. Serão projectados filmes premiados a nível internacional ou filmes de época, com sessões às 18h00 e abertas ao público.

Conheça os três filmes em exibição:

NASCIMENTO DE UMA NAÇÃO/ BIRTH OF A NATIONDe Lennart Malmer, Ingela RomareSuécia, 1973Sinopse: O momento central do Nascimento de uma Nação é a declaração unilateral de independência da Guiné-Bissau em 24 de setembro de 1973, ainda antes do fim da guerra. Malmer não se limita a seguir a marcha do tempo, dá-lhe uma dinâmica precisa através da montagem e do registo humano enquadrado no discurso da paisagem.SPELL RELLDe Filipa CésarAlemanha, Portugal, França, Guiné-Bissau, 2017Sinopse: Um arquivo de material audiovisual em Bissau. À beira da ruína completa, as imagens testemunham o nascimento do cinema guineense enquanto parte da visão descolonizadora de Amílcar Cabral, o líder da libertaçãoassassinado em 1973.O REGRESSO DE AMÍLCAR CABRAL/THE RETURN OF AMÍLCAR CABRALDe Sana Na N’Hada, José Bolama, Josefina Crato, Djalma Fettermann e Flora GomesGuiné Bissau, Suécia, 1976Sinopse: O documentário é um projecto colectivo de cineastas guineenses, e mostra a cerimónia solene em torno do luto e do retorno dos restos mortais de Amílcar Cabral de Conacri, onde foi assassinado em Janeiro de 1973, para Bissau, em 1976.

PUB

PUB

PUB

To Top