PUB

Economia

Natal em tempos de crise: Contenção é a palavra de ordem, alerta educadora financeira 

Dezembro é sinónimo de gastos, exageros, das altas contas com eletricidade, presentes e ceias. Mas, em tempos de crise, a palavra de ordem é contenção, alerta a educadora financeira Rosalina Lima. Definir metas e objetivos e traçar um orçamento para o período festivo faz-se necessário. 

Este educadora financeira, ouvida pelo A NAÇÃO online, sugere uma organização nas finanças e um planeamento financeiro antes de começar as compras. Resgatar o “verdadeiro significado do Natal”, reutilizar decorações e usar criatividade na escolha de presentes é, segundo Rosalina Lima, um dos primeiros passos para começar a poupar.

Pesquisar e comparar preços, fazer uma lista do que comprar, e não deixar as compras para última hora ajudam também a manter as contas da família em ordem. Nisto há um alerta: Não se deixar levar pelo impulso de compras e das promoções imperdíveis.

Para a ceia de Natal, a especialista recomenda ter em conta o número de convidados e a comprar o essencial, ao mesmo tempo que recomenda pratos nacionais por serem mais baratos, bem como a dividir os custos com toda a família.

Poupança e segurança 

Em relação a electrecidade, a dica é optar por iluminação LED, pois, embora este tipo de lâmpada seja mais cara, no momento da aquisição, é mais duradoura, segura, ecológica, além de reduzir o consumo de electricidadeem até 80%.

A escolha de luzes LED com transformadores de baixa tensão previne acidentes domésticos, comuns nesta época. Definir um horário para ligar as luzes de Natal, evitando que fiquem acesas o dia todo é outra dica para economizar.

Com estas dicas em dia, jamais o mês de janeiro será considerado o mais longo do ano, com apertos económicos e dívidas por pagar.

PUB

PUB

PUB

To Top