PUB

Desporto

Copa com sabor crioulo

A Copa do Mundo Qatar 2022, infelizmente, não contou com a participação dos Tubarões Azuis, mas o sangue crioulo esteve representado através dos atletas de ascendência cabo-verdiana que actuam por outras nações.

Os cabo-verdianos sempre tiveram uma relação particular com a emigração. Ela ajudou e ajuda Cabo Verde em diferentes segmentos e os seus filhos dão, por vezes, cartas nas mais diversas áreas do saber e da vida, e é claro, o desporto não poderia ser excepção. Neste Mundial do Futebol, no Qatar, A NAÇÃO destaca três casos que saltam à vista: Pedro Miguel Correia, que actua pela selecção anfitriã, Edimilson Fernandes, Suíça, e Nuno Mendes, Portugal.

Nuno Mendes

Nuno Alexandre Tavares Mendes, talvez o mais mediático da nossa lista, nasceu a 19 de Junho de 2002 em Sintra, Portugal. Actua como lateral-esquerdo e é jogador do Paris Saint-Germain da França.

Numa (live), o atleta foi taxativo, dissipando todas as dúvidas em relação à sua origem.

A sua família, como disse, é oriunda de Santa Catarina de Santiago, da localidade de Pingo de Chuva, que revelou ter visitado quando criança.

Nuno começou no Despertar, clube que fica em Casal de Cambra, em Sintra. Rapidamente se destacou pelo pequeno clube, e já era então notado pelos três grandes de Portugal: Porto, Benfica e Sporting. Mas foi no Sporting que fez a sua formação, no Centro de Estágios, a partir dos 10 anos, estreando-se profissionalmente pelo clube lisboeta a 12 de Junho de 2020.

Foi convocado pela primeira vez para a selecção de Portugal Sub-21 em 24 de Agosto de 2020, para os amistosos contra o Chipre e a Bielorrússia, estreando em 4 de Setembro de 2020, na vitória por 4–0 na vitória sobre o Chipre, válido pelo Campeonato Europeu Sub-21 de 2021, tendo uma boa participação, dando duas assistências.

Nuno é convocado pela selecção principal de Portugal em 6 de Março de 2021, para as primeiras três rodadas das eliminatórias da Copa do Mundo de 2022, e fez sua estreia em 24 de Março, na primeira rodada das eliminatórias. E agora, aos 20 anos, fez a sua estreia em campeonatos do mundo de futebol, defendendo a selecção das quinas.

Edimilson Fernandes

Edimilson Fernandes Ribeiro nasceu em 15 de Abril de 1996 em Sion, cantão de Valais, Suíça. Ele tem ascendência portuguesa e cabo-verdian e é primo do ex-jogador da Selecção Suíça Gelson Fernandes, do jogador da Selecção Portuguesa Manuel Fernandes e do jogador suíço Cabral.

Devido à sua ascendência, Fernandes poderia jogar pela Selecção Portuguesa ou de Cabo Verde, mas preferiu defender a selecção da Suíça, seu país natal.

Edimilson Fernandes é dez anos mais jovem que Gelson e Manuel. Sua parte da família também se estabeleceu em Sion, onde nasceu. Aproveitou os caminhos desbravados por Gelson e foi no Sion que o descendente de cabo-verdianos começou e se projetou rumo às seleções de base, até ser convocado pela equipa principal da Suíça pela primeira vez em Novembro de 2016. Não deu tempo de disputar a Copa do Mundo de 2018, mas, de certa maneira, o meio-campista preencheu a lacuna deixada por Gelson. Estaria na Euro 2020, até receber sua primeira oportunidade num Mundial em 2022.

Por clubes, depois de deixar o Sion, Edimilson Fernandes passou por diversas grandes ligas europeias. Defendeu West Ham e Fiorentina, antes de ser comprado pelo Mainz 05.

Pedro Miguel, “Ró-Ró”

Pedro Miguel Carvalho Deus Correia, central e um dos capitães da selecção do Qatar, é filho de cabo-verdianos, nasceu a 6 de Agosto de 1990 em Portugal e cresceu no bairro do Casal de São José em Mem Martins, zona de Sintra. Formado no Benfica, o futebolista já somou passagens pelo Aljustrelense, Farense e Estoril Praia antes de rumar ao Qatar em 2010.

Seis anos depois Pedro Miguel naturalizou-se e foi chamado à selecção do Qatar. Nessa altura já se sabia que o país ia organizar o Mundial 2022 e ele viu o sonho de jogar um mundial ficar cada vez mais perto.

Ró-Ró (alcunha ganha pela admiração pelos brasileiros Ronaldo e Romário) tem 32 anos, joga no Al Sadd do Qatar.

Na selecção, Pedro Correia já soma 78 partidas, sendo uma das referências e um dos capitães da equipa liderada por Félix Sánchez.

Integrou a Selecção de Cabo Verde que ganhou a Medalha de Ouro nos Jogos da Lusofonia de 2009 realizados em Lisboa, Portugal.

Tiago Ribeiro (estagiário)

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 798, de 15 de Dezembro de 2022

PUB

PUB

PUB

To Top