PUB

Política

PR adverte que criminalidade na Praia atingiu níveis “dramáticos”

José Maria Neves, Presidente da República, alertou ontem que a violência e a insegurança na cidade da Praia atingiu níveis “dramáticos”, sendo “extremamente preocupante”.

“A criminalidade na Cidade da Praia está a atingir níveis “dramáticos”, a situação é “extremamente” preocupante e o meu apelo, enquanto Presidente da República, é no sentido de mobilizarmos todos os esforços do Governo, da autarquia local, das empresas, das organizações não governamentais, das igrejas para criarmos uma cultura da paz e da não-violência”, apelou, citado pela Inforpress. 

O chefe máximo do Estado alertou ainda que é preciso mais meios e mais equipamentos, sobretudo para a polícia poder desempenhar com níveis de operacionalidade superiores, o seu papel de repressão da criminalidade que assola a cidade da Praia.

Operação de natal e fim de ano

Recorde-se que, na sexta-feira, 16, o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) criticou o Governo por implementar apenas “programas pontuais” para combater a criminalidade, sendo que um dia antes, o Comando Regional de Santiago Sul e Maio (CRSSM) da Polícia Nacional (PN) deu início à operação de segurança Natal/Fim-de-ano, com cerca de 500 efectivos.

Além destes 500 profissionais, há ainda o reforço diário de 60 formandos do 18º Curso de Formação dos Agentes da PN, que vão ajudar no policiamento de visibilidade e fiscalização de trânsito no período das 07h00 às 19h00, conforme explicou na altura o comandante Roberto Fernandes, citado pela mesma fonte.

“Este ano, dado à situação criminal da violência e insegurança que assola o concelho da Praia, nestes dias, a tutela e a cúpula da Polícia Nacional deram instruções para a execução diária, em conjunto e com o mesmo plano, com as unidades Comando Regional de Santiago Sul e Maio, Direcção Central de Investigação Criminal, Corpo de Intervenção do Comando da Unidades Especiais, Centro de Controle e Comando da Praia, com uma dúzia de viaturas no terreno no mesmo momento”, disse.

De notar que, nas últimas semanas, a cidade da Praia tem registado um novo pico de criminalidade, onde sobressaem assassinatos, além dos habituais roubos, a pessoas e residencias e caçu bodys. 

Habitualmente, a criminalidade tende a aumentar na época festiva, anualmente.

PUB

PUB

PUB

To Top