PUB

São Vicente

“Boas Festas” um clássico de Luís Morais

Luís Morais morreu há 20 anos e é um dos artistas mais tocados em Cabo Verde no mês de Dezembro. O Boas Festas tornou-se um clássico.

No universo dos solistas cabo-verdianos que registaram discos 100% instrumentais, entre eles Luís Rendall, Tazinho, Chico Serra e mais tarde Bau, Voginha, Manuel di Candinho e outros, Luís Morais destacou-se como o mais prolífero artista nacional.

A obra de Morais passa pelos estilos tipicamente cabo-verdianos, assim como pelo choro, samba e pela bossa nova do Brasil, e também pela cumbia, que se evidenciou nos anos 60 e 70 no mundo hispânico, chegando também aos grandes clássicos europeus dos anos 60 principalmente na Holanda.

Destacam-se “Mona Linda”, “Lágrimas”, “Nostalgia” e sobretudo “Boas Festas”, entre os temas que faziam o imaginário de São Vicente – pensar em terras longínquas, com o som extravagante de uma cumbia (muito em voga na altura) à mistura com uma dolente morna, às vezes a solo, outras vezes com as vozes de Djosinha ou Bana e ainda Cesária Évora, entre outros.

Para além da carreira como músico, Luís Morais também foi professor de Educação Musical no Mindelo, na Praia e em Dakar.

PUB

PUB

PUB

To Top