PUB

Diáspora

Faleceu o jornalista Valdir Alves, a “Voz da Diáspora” cabo-verdiana nos Estado Unidos

O jornalista Valdir Alves, faleceu, esta Sexta-feira, nos Estados Unidos, vítima de doença. Cabo-verdianos dentro e fora do país lamentam a morte daquele que foi fundador, produtor e apresentador do programa televisivo Cabo Vídeo e do programa radiofónico “Porton di Nos Ilha”, durante mais de 20 anos.

Nos Estados Unidos, Valdir Alves, um comunicador nato, também foi animador do programa “Saudades de Cabo Verde” na Rádio Voz do Emigrante e colaborador da Rádio “Nha Terra” de Boston assim como editor do jornal Caboverdeonline.com

Valdir Alves vinha enfrentado problemas de saúde há já algum tempo tendo sido homenageado em várias ocasiões, nomeadamente por um grupo de amigos que, inclusive, promoveram uma campanha de solidariedade junto da comunidade cabo-verdiana, e não só, com o intuito de arrecadar doações a favor do jornalista. 

Reações de colegas de profissão, amigos e admiradores

Nas redes sociais e não só, sucedem-se as reações de colegas de profissão, familiares, amigos e admiradores que se manifestam, prestando homenagem a este jornalista que ficará na história não só como a “Voz da Diáspora” , mas também pelo seu profundo amor à sua terra natal, um amigo, ouvinte, conselheiro, um dos pilares da comunidade cabo-verdiana nos Estados Unidos onde residia há mais de três décadas.

“Um amigo sincero e leal de quatro décadas; simples e ao mesmo tempo cativante, generoso ser humano; depois, um cabo-verdiano como poucos, assumido e defensor da sua terra, das suas gentes e da sua cultura que, no seu labor, incansável, de jornalista, pela palavra e pela imagem, soube levar e elevar, com brilhantismo e rara dignidade, além-fronteiras, sendo, por mérito próprio, um dos principais artífices/divulgadores dos valores e princípios genuinamente cabo-verdianos tao necessários à preservação da identidade daqueles que labutam por uma vida melhor na Terra Longe”, escreveu o professor e investigador, Fausto do Rosário.

Fausto do Rosário recorda ainda a última vez, há cerca de cinco anos, em que Valdir Alves esteve na ilha do Fogo para uma serie de reportagens e entrevistas.

A homenagem do jornalista Álvaro Ludgero Andrade

Álvaro Ludgero Andrade, conceituado jornalista cabo-verdiano, actuamente a trabalhar na Voz da América, também lamenta a perda de Valdir Alves que considera ter sido o “único jornalista cabo-verdiano profissional a trabalhar na comunidade” cabo-verdiana nos Estados Unidos.

“Desde 1992, que eu saiba, foi o único jornalista cabo-verdiano profissional a trabalhar na comunidade, entregando-se e desgastando-se física e emocionalmente. Mas nunca parou, trabalhava horas e horas, reinventando formas de colocar os seus programas no ar, num mercado onde cada segundo é pago e cuja comunidade patrocinadora é muito pequena”.

“Ele era o homem que ligava a comunidade, através dos seus programas de rádio, da Cabo Vídeo, na TV, e de vários outros produtos criados por ele, sempre com Cabo Verde e a comunidade no centro. Era promotor cultural, desportivo, um activista por Cabo Verde”, acrescentou Ludgero Andrade.

Biografia de Valdir Alves

Valdir Alves é natural da ilha do Fogo. Foi professor na Cidade da Praia, logo após os estudos liceais. 

Exerce a profissão de jornalista desde 1985, tendo trabalhado na Rádio Nacional de Cabo Verde, de 1985 a 1989, depois de ter recebido uma formação com profissionais da TSF e CENJOR de Portugal, seguido de um estágio na Rússia.

Emigrou para os Estados Unidos em 1989, onde é o fundador, produtor e apresentador do programa televisivo “Cabo Vídeo”, há mais de 30 anos.

Foi também animador do programa “Saudades de Cabo Verde” na Rádio “Voz do Emigrante”, do programa “Porton di Nos Ilha”, de 1996 até 2015, e colaborador da Rádio “Nha Terra” em Boston, entre outros programas.

Foi um dos fundadores e editor dos jornais “Correio do Imigrante” e “Nôs Jornal” e igualmente colaborador da Rádio de Cabo Verde, Televisão de Cabo Verde e da Radio France Internacional.

Foi durante alguns anos animador do programa “Café da Manhã” da Rádio “Brockton FM”, com audiências em todo mundo e ouvintes de várias nacionalidades.

Para além das funções de jornalista, tem sido promotor de espetáculos desportivos, culturais e musicais, envolvendo grandes nomes da nossa música a nível local, de Cabo Verde e de Portugal.

Foi treinador de futebol em Cabo Verde, mais precisamente dos juniores do Vilanovense e treinador e cofundador da equipa La Paloma.

Nos Estados Unidos treinou os juniores do “Emigrantes Futebol Club de Brockton”.

PUB

PUB

PUB

To Top