PUB

Desporto

2023: O ano de consagração do andebol e do basquetebol

Ao que tudo indica, 2023 pode vir a ser um ano de grandes desafios para o andebol e o basquetebol nacional. No andebol, Cabo Verde participa do mundial da modalidade, e no basquetebol está a um passo de se apurar para o mundial. As duas selecções prometem muito orgulho aos cabo-verdianos neste ano que ora começa.

Cabo Verde já tem presença garantida no Mundial de Andebol. Depois de fazer história no Campeonato Africano, no qual a selecção nacional foi vice-campeã, o combinado crioulo prepara a participação no Mundial de Andebol, a decorrer na Suécia e na Polónia de 12 a 29 de Janeiro.

A selecção nacional está neste momento em Portugal para a terceira fase de preparação, onde decorrem jogos amistosos com a seleção local, e de 5 a 8 de Janeiro participa de um torneio internacional na Suíça, envolvendo também o Japão e a Áustria.

Superar fase de grupos

O presidente da Federação de Andebol, Tony Teixeira, traça como objectivo no mundial ultrapassar a fase de grupos e aponta que se está a fazer “um bom trabalho” para uma “boa participação” no campeonato do mundo.

“Esperamos ultrapassar a fase de grupos e, a partir de lá, o que acontecer será sempre uma vitória para o andebol cabo-verdiano. A nova geração já deu provas que quer sempre mais. Acredito que poderemos fazer muito melhor”, considera Tony Teixeira.

Cabo Verde no grupo C

Cabo Verde faz parte do grupo C da competição, juntamente com a Suécia, o Brasil e o Uruguai. Participam do mundial de andebol 32 equipas, sendo a Dinamarca a actual campeã.

Da parte de Cabo Verde, os convocados são Élcio Fernandes, Luís Almeida, Edmilson Gonçalves, Paulo Moreno, Elledy Semedo, Guatther Furtado, Leandro Semedo, Edmilson Garcia, Edmilson Oliveira, Nelson Pina, Felisberto Landim, Délcio Pina, Gilson Correia, Paulo Andrade, Bruno Landim, Flávio Fortes e Admilson Furtado.

Selecção de basquetebol a um passo do mundial

Já no que diz respeito ao basquetebol, Cabo Verde continua a lutar pela primeira apuração para o mundial da modalidade. Nos finais de 2022 conseguiu apurar-se para a última fase de qualificação, a ser disputado no mês de Fevereiro.

Emanuel Trovoada, selecionador nacional, quer levar este arquipélago, pela primeira vez, ao mundial, mas para isso pede a união de todos os cabo-verdianos em torno deste objectivos.

O Mundial de Basquetebol vai ser realizado entre 25 de Agosto e 10 de Setembro de 2023. Vai ser o maior da história da modalidade, com a participação de 32 selecções, ao invés de 24 e pela primeira vez vai ser realizado em três países, Japão, Indonésia e nas Filipinas.

Seja no andebol ou no basquetebol, o ano de 2023 promete ser de grandes emoções para os amantes destas duas modalidades e para Cabo Verde que tem conquistado palcos e competições mundiais.

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 801, de 05 de Janeiro de 2023

PUB

PUB

PUB

To Top