PUB

Boa Vista

Quinze menores entre os imigrantes que deram à costa este domingo numa piroga 

Entre os 90 imigrantes clandestinos que deram à costa este domingo, a bordo de uma piroga, na ilha da Boa vista, estão 15 menores, com idades compreendidas entre os 14 aos 17 anos, e três mulheres. A piroga partiu da Gâmbia com destino a Espanha e esteve à deriva por 25 dias.

Segundo informações divulgadas pela Câmara Municipal do Maio, os 90 imigrantes resgatados com vida, este domingo, a bordo de uma piroga, tem origem na Gâmbia, Serra Leoa, Senegal, Guiné-Bissau, Mali e Guiné-Conacri.

No sábado, já haviam sido resgatados dois cadáveres, de sexo masculino, que também deram à costa a bordo de uma piroga, no farol de Morro Negro.

Dos 90 sobreviventes, entre eles estão três mulheres e, ainda, 15 menores, com idades compreendidas entre os 14 a 17 anos. Seis requerem cuidados intensivos devido ao estado de desidratação.

Segundo os mesmos, a embarcação teria partido da Gâmbia rumo a Espanha, só que ficaram sem combustível e estiveram à deriva durante 25 dias no mar.

Maioria de nacionalidade senegalesa

Do total de resgatados, 81 encontram-se no Pavilhão Municipal Seixal recebendo atendimento diário e sob a proteção da CMBV e Polícia Nacional, e nove, incluindo as três mulheres, encontram-se no Centro de saúde da ilha recebendo cuidados intensivos.

Para além de 56 senegalesas, há também 25 cidadãos da Gâmbia, cinco da Guiné-Bissau, um da Serra Leoa, um da Guiné Conacri e um do Mali.

O alerta

O alerta, segundo a CMBV, foi dado por um faroleiro do Farol do Morro Negro que se encontrava de serviço e que informou as autoridades sobre uma piroga com emigrantes clandestinos.

A CMBV já garantiu que se encontra a mobilizar recursos de apoio, nomeadamente produtos de higiene, vestuários, produtos alimentares, entre outros, no sentido de oferecer conforto aos imigrantes, neste momento delicado.

PUB

PUB

PUB

To Top