PUB

Economia

Pão na Praia: IGAE constata aumento de preços e peso da carcaça abaixo do regulamentado

A Inspeção-Geral das Atividades Económicas (IGAE) passou hoje a pente fino quatro padarias da Praia, onde constatou o aumento do preço do pão-carcaça e incumprimentos em relação ao peso regulamentado por lei, entre outras irregularidades. Essa instituição garante que vai inspecionar as demais padarias da capital e em São Vicente.

Uma equipa da Inspeção-Geral das Atividades Económicas (IGAE), esteve esta terça-feira,17, numa ação de fiscalização em diversas padarias da cidade da Praia, tendo sido inspecionadas quatro padarias. 

Conforme informou esse organismo, a Portaria n.º 64/2010, de 30 de dezembro, no seu artigo 3º sobre Fixação do Peso, ponto 1, diz que “é fixado o peso do pão formato pequeno em 50 gramas e formato grande em 100 gramas”. 

Mediante essa normativa, os operadores do sector são “obrigados ao cumprimento rigoroso do peso estabelecido de acordo com o número anterior”.

Regulamentações essas que não foram acatadas nas padarias hoje inspecionadas. 

Peso da carcaça abaixo do regulamentado 

“Neste primeiro dia, constatou-se que o peso do pão carcaça grande está abaixo do peso regulamentado pela portaria em pauta”.

A IGAE diz ainda que encontrou várias “não conformidades” em três padarias, como licença de funcionamento caducada, não envio de folhas de reclamações, falta de fixação do preço do produto, sobretudo na fixação do preço do pão carcaça pequeno e grande.

Constataram ainda que em três das quatro padarias fiscalizadas, hoje, na Praia, aumentaram o preço das carcaças pequenas e grandes.

Amanhã, a IGAE  diz que dará “continuidade” às inspeções às demais padarias da capital e que, em São Vicente, uma outra equipa estará no terreno, a partir de quinta-feira, 19.

PUB

PUB

PUB

To Top