PUB

Artes Plásticas

GregP inaugura “Rabiskadu_XXIII” em Lisboa

O artista plástico e arquitecto Pedro Gregório Lopes inaugura, esta sexta-feira, 20, a sua mais nova exposição: “Rabiskadu_XXIII”, no Centro Cultural de Cabo Verde (CCV), em Lisboa.

Com abertura prevista para às 18 horas, o acto será abrilhantado por um recital de piano protagonizado pelo próprio GregP, nome artístico de Pedro Gregório Lopes.

As obras em exposição, em nove quadros, foram criadas com diferentes técnicas, nomeadamente, aguarela, lápis, pastel e óleo.

As mesmas obras são apresentadas em diferentes suportes, como papel, tela e contraplacado, sendo que cada quadro conta com uma temática diferente.

A exposição inclui obras como “Explode”, aguarela sobre papel, de 2009, que traz uma explosão de cores e formas; “Sellin”, aguarela sobre papel, de 2004, que retrata a vida urbana; “Ballet/Borb”, pastel sobre papel, de 2019, que destaca a beleza do ballet, entre outros.

Sobre o artista GregP

Pedro Gregório Dias Correia Lopes, ou GregP, nascido em Fajã de Baixo, São Nicolau, é um artista que tem uma vivência dupla entre Cabo Verde e Alemanha. Esta dualidade pode ser vista tanto na sua arquitetura quanto na sua pintura e música.

 Desde 1983, tem trabalhado em vários projectos de arquitetura em Cabo Verde, Alemanha e Angola. Dentre os prémios que já conquistou conta o BHW de Casas Económicas na Alemanha, em 1998. E em 2012, recebeu o primeiro prémio do OSCM (Centro Oceanográfico de Mindelo _ GEOMAR), um reconhecimento importante pelo seu trabalho no campo da arquitetura.

Recentemente, ele e sua irmã Maria José Lopes receberam o prémio de design “Palavras” URDI2022, do CNAD, que celebra o trabalho de designers inovadores e criativos.

Enquanto artista plástico e músico, já realizou diversas exposições de arte, incluindo a de 1983 no Palácio da Justiça, a de 2005 na ANP Cabo Verde e as de 2009 e 2019 com “Rabisku I e II” no Palácio da Cultura Ildo Lobo.

PUB

PUB

PUB

To Top