PUB

Boa Vista

Na Boa Vista um pão já custa 30 escudos

O preço unitário do pão carcaça disparou, nos últimos dias, para 30 escudos, na ilha da Boa Vista, conforme denunciam moradores.

 Na Boa Vista, uma das ilhas com maior custo de vida em termos de consumíveis, o pão carcaça já custa 30 escudos, cada unidade.

A informação chega ao A Nação através de uma moradora de Povoação Velha, segundo a qual esse preço já vem sendo praticado há alguns dias, de forma geral, em toda a ilha.

Esta é mais uma consequência da recente subida do preço da farinha de trigo, na sequência da suspensão do subsídio do Governo para este alimento de primeira necessidade.

Com um pão por 30 escudos, questiona-se como é que uma família que sobrevive com um salário mínimo conseguirá suportar os custos da alimentação, tendo em conta a subida, também, de outros alimentos essenciais, como o leite.

Contas feitas, uma família de quatro pessoas vai gastar, por mês, cerca de 3600 escudos, apenas em pão. Isso, se comer pão apenas uma vez ao dia. 

IGAE no terreno  

Recorde-se que na passada  terça-feira, 17, a Inspecção Geral das Actividades Económicas (IGAE) informou que tinha iniciado, na Praia e no Mindelo, ações de fiscalização nas padarias, tendo constatado que alguns dos estabelecimentos abordados tinham aumentado o preço da carcaça.

De recordar que, segundo a Portaria nº 64/2010, de 30 de Dezembro, no seu artigo 3º, sobre a fixação de peso, o pão no formato pequeno deve pesar 50 gramas, e no formato grande 100 gramas.

Para além do preço mais elevado, em algumas destas padarias, o peso também estava em inconformidade com a lei.

Não se sabe, entretanto, se a IGAE já estendeu a fiscalização a outras ilhas e municípios, para além de Praia e Mindelo, conforme tinha avançado.

PUB

PUB

PUB

To Top