PUB

Santiago

Praia: “Mentors International” vai atribuir formação grátis aos mais vulneráveis

 

A cidade da Praia acolheu na tarde desta segunda-feira,23, a inauguração oficial da “Mentors International” – (MI), uma organização americana que através de formação profissional ajuda as pessoas mais vulneráveis, a um nível de autossuficiência sustentável. A MI abriu as portas no passado dia 9 de Janeiro, através do seu Centro de Educação e Mentoria, contando com 40 alunos para os cursos de Inglês e Microsoft Suite, em Palmarejo.

A organização que chega agora a Cabo Verde (décimo quinto país contemplado a nível mundial) vai ser coordenada pela professora cabo-verdiana, Mónica Cardoso, ela que será directora do Centro de Educação e Mentoria da Praia.

A Mentors International opera em países pobres do continente americano, africano e asiático, contemplando segundo nota de imprensa, países como  Guatemala, México, Nicarágua, Peru, Cambodja, Nepal, Gana, Malawi, entre vários outros além de Cabo Verde.

Funcionamento e cursos disponíveis

Normalmente, esta organização americana filantrópica trabalha a partir de um Centro de Educação e Mentoria que funciona como uma fortaleza para depois abrir mais centros que funcionam como satélite em outros concelhos e outras ilhas ou distritos.

No âmbito deste projecto, o Centro de Educação e Mentoria da Praia, a MI irá disponibilizar vários cursos nomeadamente Inglês, Microsoft Suite, Vendas e Atendimento ao Público, Design Gráfico, Empreendedorismo, Computação na Nuvem, Programação, etc.

Compensar com serviço social

O publico-alvo, são indivíduos que de acordo com o Índice do Progresso fora da Pobreza – IPP  precisam ter um rendimento mensal familiar baixo que justifique ser acolhido.

Tendo em conta a formação “gratuita” estes terão depois que compensar com o serviço social. Ou seja, “os alunos não pagam um valor monetário, porém, terão de prestar 40 horas de serviços sociais durante os 4 meses intensivos de formação” que será supervisionado pela direcção do centro.

Mentoria e orientações, vertente II

 A outra vertente do trabalho da MI é a Mentoria que seria orientações e ensinamentos para pessoas que pretendem mudar de vida e alcançar um nível de autossuficiência sustentável.

Recorde-se que a MI abriu as portas no passado dia 9 de Janeiro, através do seu Centro de Educação e Mentoria, tendo recebido 40 alunos para os cursos de Inglês e Microsoft Suite.

No acto de inauguração oficial deste projecto em Cabo Verde, ontem, 23, estiveram presentes quatro (4) elementos do corpo executivo desta instituição, diretamente da sede no estado de Utah, nos Estados Unidos de América, inclusive o seu Director-geral, Luís Kemeny.

PUB

PUB

PUB

To Top