PUB

Sociedade

Passageiros que viajaram da Boa Vista denunciam sumiço de bagagens no cais do Porto Praia

Passageiros que viajaram da Boa Vista para cidade da Praia no navio “Dona Tututa” denunciam o desaparecimento de duas maletas e um telemóvel dentro do recinto do cais do Porto da Praia, na passada Quinta-feira, 26, por volta das 21h30. Os mesmos alegam falta de controle e de segurança dentro do recinto do cais e lamentam a situação “generalizada em todas as escalas”.

Em entrevista ao A NAÇÃO, Manuel dos Santos, mais conhecido por “Nanais da Boa Vista”, relatou que o desaparecimento das bagagens aconteceu por volta das 21 horas e 30 minutos, depois do navio “Dona Tututa” ter chegado ao Cais da Praia, na passada Quinta-feira, 26 de Janeiro.

“O marido da minha sobrinha perdeu uma maleta com os seus pertences e um outro passageiro também passou pela mesma situação com a sua maleta que continha os seus documentos, inclusive os exames que trouxe à cidade da Praia para fazer uma Tomografia Computorizada  (TAC), contou “Nanais da Boa Vista”, alegando que o desaparecimento das maletas aconteceu por falta de controle dentro do recinto do cais.

Falta de controle na distruibuição das bagagens

“As malas vieram da Boa Vista e foram retiradas do barco. Foi colocado numa viatura Dina, transporte que depois faz a distribuição. Só que não tendo este processo, nenhum controle, sobretudo na hora de distribuição, eles não esperam que todos os passageiros estivessem presente para receber as suas bagagens. Como sempre fizeram a distribuição sem controle”, relata Manuel dos Santos considerando que “outros passageiros ou as próprias pessoas envolvidas na distribuição devem ter levado os seus pertences”.

Depois de dar conta do sumiço das suas bagagens, os dois passageiros dizem ter abordado os responsáveis pela distribuição que não souberam responsabilizar-se pela perda, conforme o nosso entrevistado.

“Ninguém sabia dizer nada sobre as bagagens desaparecidas”

Manuel dos Santos, acrescentou que, posteriormente, também contactou, sem sucesso, os seguranças e o agente da Polícia Nacional que encontravam no local.

“Ninguém sabia dizer nada sobre as bagagens que perdemos. Não tinha nenhum lugar para reclamar. Recorremos à segurança que estava presente e ao agente da Polícia Nacional mas estes também não puderam fazer nada”, reporta o cidadão que na sequência, perdeu o seu telemóvel.

“Fiquei desnorteado com toda aquela situação sem saber ao certo o que fazer. Não há nenhuma informação sobre a quem recorrer. Nesta situação, também perdi o meu telefone que tinha no bolso. No fim das contas ficamos sem as duas maletas e ainda sem o telefone”, lamenta o boavistense  que veio à cidade da Praia para regressar à sua ilha natal no próximo dia 7 de Fevereiro.

Nada resolvido

Os passageiros em causa lamentam a falta de controle no cais do Porto da Praia, situação que dizem verificar em todas as escalas a nível das ilhas.

“Outras pessoas já passaram por isso anteriormente e nunca se fez nada. As perdas ficam sem que ninguém seja responsabilizado. Deveria existir um controle sério no momento de entrega das bagagens. Pelo que estamos a ver, já há pessoas a quererm tirar proveito da situação, roubando bagagens uns dos outros. E isto não é só no cais do Porto da Praia”, finaliza.

O telemóvel perdido ronda os 30 mil escudos enquanto que as malas, além do valor monetário, têm uma perda maior, nomeadamente os documentos pessoais e os resultado de análises para consultas na cidade da Praia de um dos passageiros.

PUB

PUB

PUB

To Top