PUB

Cultura

Mindelo: Observatório de Cidadania pede bom senso na definição do horário de carnaval

O Observatório da Cidadania Activa de Cabo Verde pediu esta segunda-feira que os grupos e a própria LIGOC tenham bom senso na escolha do horário para os desfiles oficiais de carnaval em São Vicente. A mudança para as 18h30 é vista como um condicionamento ao acesso à cultura.

“O Observatório da Cidadania Ativa vem, publicamente, solicitar o bom-senso dos grupos e da própria Liga dos Grupos Oficiais do Carnaval (LIGOC) no sentido de repensarem a sua decisão visto que o horário, agora estipulado, pode configurar-se num autêntico condicionamento dos cidadãos no acesso à cultura, mormente de uma festa popular como é o Carnaval”, criticou a organização, em nota enviada à imprensa.

Os grupos, segundo a mesma fonte, deveriam pensar no público infantojuvenil e nas pessoas idosas, bem como nos cidadãos que moram em zonas afastadas da cidade do Mindelo, no transporte de regresso à casa após os desfiles à noite e, também, nas questões relacionadas com a segurança.

“Deve-se, também, ter em devida conta que o Carnaval é inclusão e nunca exclusão, o que poderia ir na contramão dos valores culturais e da criação artística”, apontou.

Câmara deve intervir

À Câmara Municipal de São Vicente, diz o Observatório, enquanto Instituição do Estado, e que por lei tem o dever de garantir a igualdade de oportunidades aos cidadãos no acesso à cultura, deve intervir para, junto com a LIGOC, encontrar um outro horário para a realização dos desfiles.

Este horário, sugere, deve ser, preferencialmente, à tarde sem pôr em causa a animação e a espontaneidade dos sanvicentinos, “que sempre souberam brincar o Carnaval e dignificar esta grande manifestação cultural que tanto orgulha São Vicente e todo o país”.

A Liga Independente dos Grupos Oficiais do Carnaval de São Vicente (LIGOC-SV) e os grupos oficiais acordaram a mudança do horário do desfile oficial marcado para a terça-feira de Carnaval, dia 21 de Fevereiro, para as 18h30.

PUB

PUB

PUB

To Top