PUB

Desporto

Cabo-verdiano Neno homenageado por guarda-redes do Vitória de Guimarães no dia em que faria 60 anos

Bruno Varela, guarda-redes do Vitória de Guimarães, homenageou, em lágrimas, o antigo guarda-redes e embaixador da Liga Portuguesa, o cabo-verdiano Neno, falecido em Junho de 2021. O tributo, que foi feito no dia em Neno completaria 60 anos, se estivesse vivo, tem emocionado a sociedade e os internautas. 

Bruno Varela, guarda-redes do Guimarães, Portugal, vestiu uma camisola de homenagem a Neno durante a partida frente ao Desportivo de Chaves, no último fim de semana, por ocasião do dia de aniversário de Neno. 

“Não costumo emocionar-me, não sou de mostrar emoções”, justificou, assim, Bruno Varela o seu súbito abatimento, deixando cair várias lágrimas ao falar da homenagem a Neno.

“Uma palavra primeiramente para o departamento de marketing. Foi uma ideia espetacular homenagear Neno no seu dia de anos. Encontraram uma forma especial, palavra à família do Neno…», dizia o guarda-redes antes de ser invadido por dolorosa sensação de perda.

“Temos sempre muita pena quando o recordamos, faz-nos muita falta. Esteja onde estiver vai estar sempre orgulhoso de nós”, notou, destacando um triunfo conseguido “no sofrimento”.

Neno, embaixador da Liga Portuguesa 

Revelado pelo Bairrerensel, no ano de 1981, Neno conseguiu atrair a atenção dos dirigentes do Vitória de Guimarães, clube que o contratou em 1984. 

O seu desempenho com a camisa dos vimaranenses levou depois o jovem cabo-verdiano a ser contratado pelo Benfica, para ser o reserva imediato do lendário guarda-redes Manuel Bento.

Regressou ao Guimarães em 1988 e foi a partir daí que o guarda-redes se consagrou: depois de ver a sua equipa ter ficado em nono lugar no Campeonato Português de 1988/89 e de ter conseguido um honroso quarto em 1989/90, Neno retornou ao Benfica, agora para ser o dono da baliza vermelha, “órfã” depois da aposentadoria de Manuel Bento, em 1992.

Já veterano, Neno regressou ao Vitória de Guimarães, ainda em 1995, despedindo-se dos relvados ao fim da temporada 1998/99, ainda em alto nível.

Neno morreu em 2021, aos 59 anos, vítima de doença súbita, na freguesia de Polvoreira, Guimarães, onde residia em Portugal.

PUB

PUB

PUB

To Top