PUB

Ambiente

Boa Vista: Estudo revela existência de berçário de cinco espécies de tubarões 

Um estudo desenvolvido recentemente por investigadores portugueses e cabo-verdianos, revela a existência de uma zona de berçário de tubarões na Baía de Sal Rei, Boa Vista, tratando-se de uma região única no Atlântico-este que alberga juvenis de várias espécies ameaçadas, incluindo o “icónico” tubarão-martelo.

O referido estudo foi publicado esta quarta-feira,1 de Fevereiro, na revista científica Frontiers in Marine Science que descreve a primeira área de berçário multi-especifica de tubarões, em toda África Atlântica.

Segundo nota de imprensa enviada por um dos investigadores, o biólogo santacruzenses Jaquelino Varela,  esta investigação foi desenvolvida no âmbito do projeto de investigação NGANDU, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pela Rede Aga Khan para o Desenvolvimento.

Cinco espécies diferentes

A pesquisa que descreve a primeira área potencial de berçário de tubarões multi-espécies na África Atlântica, Baía de Sal Rei (SRB), ilha da Boa Vista, Cabo Verde, aponta que de Agosto de 2016 a Setembro de 2019, 6162 neonatos e juvenis de cinco espécies diferentes de tubarões foram observados em Baia de Sal Rei, na Boa Vista.

Entre estas, estão 4908 da espécie tubarão-leite, 1035 tubarão-martelo recortado, 115 tubarão-ponta-preta, 93 fuinha-do-atlântico e 12 tubarão-lixa.

 Abundância entre verão e outono

Com exceção dos tubarões-lixa foram observadas variações sazonais significativas na abundância relativa de tubarões, com níveis mais altos registados durante o verão e outono.

Através da monitorização da captura incidental de tubarões, e da integração das observações e conhecimento de pescadores locais, a equipa por detrás desta investigação evidencia o uso consistente e preferencial desta zona por tubarões recém-nascidos e sua preferência em relação a outras áreas da região.

Proteger a região é crucial

E tendo em conta que de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza(IUCN), todas as espécies de tubarões identificadas estão ameaçadas de extinção em um futuro próximo, em particular, tubarão-martelo recortado (em perigo crítico) e tubarão-doninha do Atlântico (em perigo) surge a necessidade de proteger as espécies na região.

O líder da pesquisa, professor de Ciências da Universidade de Lisboa, Rui Rosa, garante que “a identificação e proteção de áreas de berçário é crucial para a conservação dos tubarões, um dos grupos de animais mais ameaçados a nível mundial”.

Conservar os tubarões e outras espécies da “fauna carismática”

“A relevância da região é claramente reconhecida pela comunidade local de pescadores” salientou o investigador sublinhando que a proteção efetiva desta região, a única no Atlântico-este que alberga juvenis de várias espécies ameaçadas não apoiará apenas a conservação das populações de tubarões, mas também de outra fauna carismática, por exemplo, tartarugas cabeçudas, ecossistemas bentônicos e pelágicos mais amplos.

De destacar que este estudo envolve investigadores portugueses e cabo-verdianos, da Ciências da Universidade de Lisboa, MARE/ARNET, Associação Sphyrna, AIMM, Inspeção Geral das Pescas de Cabo Verde, Universidade Técnica do Atlântico, NOVA-SBE, University of St Andrews.

Para mais detalhes sobre o seu resultado do estudo publicado na revista científica Frontiers in Marine Science, os interessados podem consultar o link: https://www.frontiersin.org/articles/10.3389/fmars.2023.1077748/full

PUB

PUB

PUB

To Top