PUB

Política

Sal: Presidente da República promove encontro para auscultar empresários da ilha

Na recta final da sua visita, de quatro dias, ao Sal, José Maria Neves agendou um encontro também com empresários para auscultar as suas inquietações, já que, conforme analisou, sofreram “toda a devastação” provocada pela pandemia da covid-19, estando eles agora a fazer um “esforço enorme” para a retoma das suas actividades.

O encontro foi realizado num dos hotéis de Santa Maria e o mais alto magistrado da Nação prometeu, “lá onde for possível”, ajudar a desbloquear as situações mais complexas, provocadas pela pandemia e não só e exercer a sua magistratura de influência no sentido da sua resolução.

Momento crucial do desenvolvimento de Cabo Verde

José Maria Neves sublinhou ainda que o país está num “momento crucial” do seu desenvolvimento, daí há que “andar mais depressa”, para que se possa cumprir o desígnio da transformação socioeconómica de Cabo Verde e conseguir ganhos para realizar os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), no horizonte 2030.

Neves constatou, também, que existe a necessidade de se criar um “espaço de diálogo muito mais pragmático” para que se possa, de facto, encontrar soluções para os problemas que lhe foram colocados.

Melhorar funcionamento da Administração Pública 

JMN ressaltou que urge criar condições para melhorar o funcionamento da Administração Pública, tornando-a mais eficiente, sofisticada e eficaz na resolução dos problemas.

Animado por o sector do turismo estar numa retoma “muito boa”, conforme sublinhou, José Maria Neves deduziu que as perspectivas são também “boas, auspiciosas” para o Sal e Cabo Verde.

Necessidade de se garantir apoio para acelerar o ritmo de crescimento do turismo

Com essa visita ao Sal, um dos motores de crescimento da economia de Cabo Verde, José Maria Neves considerou que a ilha está num “bom momento” e num processo “acelerado de modernização”.

“Temos de continuar a apoiar e a acelerar o ritmo de crescimento do turismo, a qualificar mais o destino, se queremos ter um destino de alto valor acrescentado, um turismo de qualidade, temos também de investir na qualificação do destino”, analisou, reforçando que, de outro lado, há que trabalhar a questão social para que o crescimento seja inclusivo e garantir, assim, a coesão social.

Resolver pequenos constrangimentos 

No entanto, disse compreender que é preciso tomar medidas para resolver pequenos constrangimentos que ainda “perturbam” o desenvolvimento da ilha e olhar de forma “muito atenta” para a questão social, na medida em que o turismo está a crescer rapidamente, tratando-se também de uma ilha de imigração.

Do ponto de vista económico, José Maria Neves defendeu a necessidade de se garantir os apoios necessários para que as empresas possam recuperar-se de forma sustentada e acelerar o ritmo de crescimento da ilha.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top