PUB

Mundo

Fundação Merck e Primeiras-Damas Africanas atribuem 110 bolsas em Oncologia em 25 países

A Fundação Merck celebra o Dia Mundial do Cancro juntamente com as Primeiras-Damas da África e os Ministérios da Saúde, concedendo 110 bolsas de estudos de um, dois e três anos, diploma e mestrado em oncologia a médicos africanos de 25 países.

De acordo com dados recentes da OMS, a cada ano, a África regista cerca de 1,1 milhão de novos casos de cancro, resultando em até 700.000 mortes. 

Com a atribuição destas bolsas, a Fundação e as Primeiras-Damas Africanas pretendem contribuir para o treinamento dos primeiros oncologistas africanos e as primeiras equipas de tratamento de cancro em países como Gâmbia, Serra Leoa, Burundi, Libéria, Guiné Conacri, República Centro-Africana, Chade, Burundi, Malawi, Níger, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe, entre outros.

“Fechar a lacuna de cuidados” é o mote para este Dia Mundial do Cancro, assinalado pela Fundação, em conjunto com as Primeiras-Damas Africanas, através do seu Programa de Acesso ao Cancro, para desenvolver a capacidade profissional de atendimento ao cancro em África.

O objectivo, reforça a Fundação em comunicado, é aumentar o número limitado de oncologistas e desenvolver as primeiras equipas multidisciplinares de tratamento do cancro, contribuindo para debelar a doença no continente.  

Impacto da iniciativa

Rasha Kelej, CEO da Fundação Merck destaca a importância da iniciativa.

 “Tenho orgulho de partilhar que a Fundação Merck, juntamente com as Primeiras-Damas Africanas, está a aumentar com sucesso o número limitado de oncologistas em África, concedendo 110 bolsas de estudo a jovens médicos de 25 países.Estamos a fazer história juntos, concedendo bolsas de estudo importantes aos primeiros oncologistas e/ou as primeiras equipas de tratamento do cancro em muitos países da África”, disse. 

Lançado em 2016, o Programa de Acesso ao Cancro da Fundação Merck oferece bolsas de estudo de um, dois e três anos, diploma de pós-graduação e mestrado em oncologia a médicos da África.

O treinamento clínico foi realizado na Índia, Egipto e Quénia. Além disso, a Fundação Merck também começou a oferecer bolsas de estudos de 2 anos de Diploma PG on-line em Cancro e Oncologia Clínica, 1 ano de Diploma PG on-line em Oncologia Médica e 1 ano de Diploma PG on-line em Controlo da Dor de universidades renomadas no Reino Unido.

1,1 milhão de novos casos em África anualmente

De acordo com dados recentes da OMS, a cada ano, a África regista cerca de 1,1 milhão de novos casos de cancro, resultando em até 700.000 mortes. A África possui apenas 3% das instalações de tratamento de cancro do mundo, com radioterapia disponível em apenas 22 países da África subsaariana, o que contribui para baixas taxas de sobrevivência.

PUB

PUB

PUB

To Top