PUB

Cultura

Bob Marley: a lenda “viva” que faria hoje 78 anos

Se estivesse vivo, Bob Marley completaria hoje 78 anos. Esta lenda “viva” através das suas reconhecidas músicas de intervenção, teve uma vida bastante curta, mas toda ela dedicada às causas sociais, como a liberdade de expressão e de pensamento. Bob Marley sempre procurou difundir mensagens de cunho positivo e que expressam a liberdade, a paz, o amor e a capacidade que cada um de nós tem de ser feliz, no respeito pelas diferenças.  

Hoje dia 6 de fevereiro, Bob Marley é homenageado um pouco por todo um mundo carregando uma legião de fãs em todo o globo. Um dos maiores expoentes da música reggae e da música de intervenção, de todos os tempos: Bob Marley . 

A data de celebração deste evento coincide com o nascimento deste famoso cantor jamaicano, sendo apelidado de Bob Marley Day.

Em Cabo Verde, são inúmeros os bares que aproveitam a data para homenagear este ícone da música reggae, com tributos, de vários cantores cabo-verdianos.

Em Portugal, por exemplo, o cantor cabo-verdiano Zacky Man é um dos artistas convidados para a festa de homenagem a Bob Marley, promovida pela Taking Over Productions, no espaço Titanic Sur Mer, em Lisboa, no sábado, 11, a partir das 19h30. A ele juntam-se Freddy Locks, Kussondulola, BigUp Jah Version e Roots Dimension Soundsystem.

Perfil

Robert Nesta Marley , mais conhecido como Bob Marley, foi um grande músico, guitarrista e compositor de Reggae, nascido em Nine Mile (Jamaica) em 6 de fevereiro de 1945. 

Sua mãe, Cedella Booker, era afro-jamaicana e seu pai,Norval Marley, era capitão do mar, de ascendência inglesa. Ele teve quatro filhos com a esposa Rita Anderson e reconheceu legalmente outros nove filhos.

Ele forjou uma carreira de destaque no gênero musical Reggae. Foi líder, compositor e guitarrista das bandas The Wailers (1964-1974) e Bob Marley & The Wailers (1974-1980). 

Vale ressaltar que suas canções são descontraídas, alegres e com alto teor de consciência social, política e racial, além de transmitirem mensagens de paz, justiça e amor.

Graças à sua carreira artística, contribuiu para a divulgação mundial da música jamaicana e promoveu o movimento Rastafari, do qual foi um fiel representante.

Marley vendeu 75 milhões de discos e, em 1978, recebeu da ONU (Organização das Nações Unidas) a “Medalha da Paz do Terceiro Mundo”. 

Faleceu em 11 de maio de 1981 na cidade de Miami, Flórida , aos 36 anos, em decorrência de um melanoma (tipo de câncer de pele).

Um símbolo do reggae mas também da paz e da espiritualidade

Bob Marley ficou eternizado pelas suas composições repletas de mensagens de paz, amor, liberdade e resistência, sempre falando também de problemas políticos e sociais.

O eterno símbolo do reggae, Bob Marley, abordou temas relacionados à espiritualidade e ao movimento Rastafári na maior parte de sua obra. 

Uma das músicas mais famosas por propagar esse discurso é Redemption Song, também uma das últimas canções que o rei nos deixou antes de partir, em 1981.

Presente no álbum Uprising, a música se torna mais especial ainda por ser considerada um hino do simbolismo da resistência negra. 

Bob Marley, deixou um legado de revolução, revolução contra o racismo, promovendo a espiritualidade e em busca da justiça social. 

Bob Marley: discografia

De referir que Marley lançou para o mercado musical 18 discos que fizeram parte da sua discografia, durante o período 1965-1984: The Wailing Wailers (1965), Soul Rebels (1970), Soul Revolution (1971), The Best of The Wailers (1971), Africa Herbsman (1973), Catch a Fire (1973), Burnin’ (1973), Rasta Revolution (1974), Natty Dread (1974), Live! (1975), Rastaman Vibration (1976), Exodus (1977), Kaya (1978), Babylon By Bus (1978), Survival (1979), Uprising (1980), Confrontation (1983) e Legend (1984).

Estes são alguns dos sucessos musicais mais populares alcançados por este grande artista e que continuam a tocar em algumas estações de rádio até hoje: I Shot The Sheriff (1973), Get Up Stand Up (1973), No Woman No Cry ( 1974), One Love (1977), Three Little Birds (1977), Is This Love (1978), Redemption Song (1980) e Could You Be Loved (1980), entre outras canções marcantes deste jamaicano. 

Deixamos aqui uma sugestão para se ouvir da lenda Bob Marley, a música Get up, Stand up, uma atuação em Munique 1980. https://www.youtube.com/watch?v=RhJ0q7X3DLM

Bob Marley, uma lenda “viva” para muitos deixou um legado de uma indústria de bilhões de dólares, associada à marca e nome Bob Marley.

Tiago Ribeiro

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top