PUB

Economia

Aldeias Turísticas Rurais: Projectos de Campanas de Cima, Chã das Caldeiras e Pai António submetidos ao financiador

Os projetos para as aldeias turísticas rurais de Campanas de Cima, Chã das Caldeiras e Pai António já foram submetidos, pelas câmaras municipais de São Filipe, Santa Catarina do Fogo e Mosteiros, à entidade financiadora.

A implementação das aldeias turísticas rurais visa criar um ecossistema que envolve toda a cadeia de valor do turismo, o saneamento, a organização de caminhos, a valorização paisagística e a agricultura.

Em Chã das Caldeiras, no município de Santa Catarina, o presidente Alberto Nunes, prevê, no quadro do projecto, a construção de placa desportiva, centro de produção e venda de produtos artesanais, praça e revestimento exterior de algumas casas para uniformização da paisagem.

Os projectos alistados rondam 84 mil contos, incluindo uma parte para o financiamento da construção do centro de saúde de Chã das Caldeiras.

São Filipe

No município de São Filipe, a localidade escolhida como aldeia turística rural é Campanas de Cima.

Segundo Lia Barbosa, vereadora responsável pelo sector da Cultura e Turismo, nessa zona, a Câmara destacou a construção de um miradouro, a reabilitação da trilha Campanas de Cima/Bordeira e intervenção numa dezena de habitações, criando as condições para acolher turistas.

Mosteiros

O município dos Mosteiros escolheu a localidade de Pai António, nas zonas altas, como aldeia turística rural, e vai beneficiar de um conjunto de intervenções a nível de habitações e de acessibilidades para melhorar e transformar a comunidade num sítio de interesse turístico.

Segundo Fábio Vieira, presidente da autarquia, os projectos preveem intervenção a nível da urbanização, melhoria de acessibilidades e intervenções em algumas moradias para acolhimento de turistas, salientando que não foram contabilizadas porque a câmara não dispõe de montante a ser disponibilizado para implementação das acções no quadro das aldeias turísticas rurais.

POT

O programa enquadra-se no âmbito do Programa Operacional do Turismo – POT em Cabo Verde que propõe a valorização turística e ambiental das localidades a cargo do Fundo do Turismo.

Em 2022 o ministro do turismo prometeu que a ilha do vulcão beneficiará de um investimento de mais de dois milhões de contos para os próximos cinco anos no âmbito do projeto POT.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top