PUB

Mundo

BAD e governo Senegalês assinam empréstimo de 205,66 milhões de euros para infraestruturas e pecuária

No total são dois acordos, assinados recentemente em Dacar, que dizem respeito a um empréstimo num montante total de 205,66 milhões de euros, equivalentes a 134,89 mil milhões de francos CFA. A verba destina-se a projetos de desenvolvimento pecuário e à construção de uma autoestrada.

Conforme nota de imprensa chegada à nossa redacção, os dois contratos foram rubricados pelo responsável do Escritório Nacional do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento no Senegal, Mohamed Chérif, e a Ministra da Economia, Planeamento e Cooperação do Senegal, Oulimata Sarr.

O primeiro acordo diz respeito a um empréstimo do BAD, no montante de 39,3 milhões de euros, ou 25,77 mil milhões de francos CFA, que financiam a implementação do Programa Nacional de Desenvolvimento Integrado da Pecuária no Senegal – Fase 1.

De acordo com o Ministro senegalês da Pecuária e Produção Animal, Aly Saleh Diop, o Programa Nacional de Desenvolvimento Integrado da Pecuária no Senegal dará um contributo importante para a soberania alimentar do país, concentrando-se num aumento sustentável da produtividade e da produção animal e leiteira.

Aumento sustentável da competitividade e das oportunidades de emprego

Mais especificamente, este projeto a ser implementado no horizonte 2023-2028, visa aumentar de forma sustentável a produtividade e a produção animal, melhorar o processamento e a comercialização de produtos animais, bem como a profissionalização dos agentes do setor pecuário.

O projeto foca principalmente em dar oportunidades de emprego para jovens e mulheres.

O programa, cujas intervenções terão em conta as cadeias de valor do leite, carne, aves de capoeira e mel, será implementado nas regiões de Dacar, Diourbel, Fatick, Kaolack e Thiès, no oeste, Kaffrine no centro, Louga no norte, e Kolda, Sédhiou e Ziguinchor no sul.

Irá beneficiar diretamente 32.000 agentes nestas cadeias de valor, incluindo 16.000 mulheres e jovens, e indiretamente 950.000 pessoas, 51% das quais são mulheres, e irá gerar 18.000 oportunidades de emprego, incluindo 10.800 para mulheres.

166,36 milhões de euros para a Construção da Autoestrada Dacar-Tivaouane-Saint-Louis

 O segundo acordo, num montante total de 166,36 milhões de euros, ou 109,115 mil milhões de francos CFA, consiste num empréstimo de 119,69 milhões de euros do BAD e num empréstimo de 46,67 milhões de euros do African Growing Together Fund (AGTF), um fundo cofinanciado pelo Banco Popular da China e pelo Banco Africano de Desenvolvimento. Destina-se a financiar o Projeto de Construção da Autoestrada Dacar-Tivaouane-Saint-Louis.

Este projeto irá melhorar o nível de serviço e segurança das ligações rodoviárias entre Dacar e Saint Louis, bem como a acessibilidade e as condições de vida das populações na sua área de influência direta.

Com 150 quilómetros de praia entre Dacar e Saint-Louis, a autoestrada dará um impulso ao desenvolvimento do turismo e promoverá a emergência de novos centros urbanos, tais como os do Lago Rose e Lompoul e os muitos locais turísticos em torno da cidade de Saint-Louis.

Contribuirá também para o desenvolvimento dos recursos de petróleo e gás disponíveis na área do projeto e para o desenvolvimento do comércio entre o Senegal, o Norte de África e os países da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Dinamismo da cooperação

Mohamed Chérif afirmou, durante a cerimónia, que este financiamento demonstra, mais uma vez, o dinamismo da colaboração entre o BAD e o Senegal.

Já a Ministra da Economia, Planeamento e Cooperação, Oulimata Sarr, prestou homenagem às “relações exemplares de cooperação entre o Grupo Banco Africano de Desenvolvimento e o Senegal”, e saudou “a convergência de pontos” de vista entre o Presidente do Senegal, Macky Sall, e o Presidente do Grupo Banco Africano de Desenvolvimento, Akinwumi Adesina, sobre “as principais questões de desenvolvimento económico e social do Senegal”.

Tiago Ribeiro

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top