PUB

Cultura

“Samba Jó seria vencedor há anos se não fossem as injustiças”

O grupo Samba Jó do Palmarejo é um “vencedor de há muitos anos” se a classificação fosse dada pelo público. Esta é a reação do representante do grupo, João “Jó” Teixeira, que diz estar muito contente e satisfeito por ter conseguido o seu primeiro título de campeão no Carnaval da Praia.

Os vencedores do Carnaval da Praia foram anunciados na tarde desta quinta-feira,23, na Praça Alexandre Albuquerque, no Platô, e o grupo Samba Jó do Palmarejo arrebatou o melhor título que vinha sendo do Vindos d’África há cinco anos.

O representante do grupo, João “Jó” Teixeira, mostrou-se satisfeito com esta que é a sua primeira grande vitória.

“A sensação é a mesma, pois eu sou um vencedor do carnaval desde há muitos anos, só que fui injustiçado (…) este ano em que teve uma outra realidade dentro do carnaval, o resultado foi outro e eu estou muito satisfeito”, regozijou.

Em entrevista ao A NAÇÃO online, este responsável pelo grupo oriundo do Palmarejo disse que Samba Jó é um vencedor de há muitos anos, se a classificação fosse dada pelo público.

“O samba Jó sempre recebeu vitória do público. Só que não sabíamos qual era a estratégia dentro do grupo organizador e dos jurados que nunca chegamos lá. Agora que houve mudança em tudo, conseguimos finalmente um resultado diferente”, explicou.

Novas conquistas nos próximos anos

Tendo conseguido a sua primeira vitória em mais de 10 anos, enquanto um dos grupos oficiais da capital, Samba Jó almeja novas conquistas nos próximos anos.

Isto, se forem criadas melhores condições, pois, a seu ver, a cidade da Praia tem potencial para um “carnaval de verdade”, com muito brilho e muita folia.

“Queremos melhores condições para o carnaval na cidade da Praia. Por exemplo, este carnaval sai de dentro de um quarto de casa de aproximadamente três metros. Ensaiamos na rua, no frio que se fazia sentir todos estes dias na Praia, e, mesmo assim conseguimos melhores resultados. É claro que se tivermos um estaleiro, as condições serão outras e o resultado melhor ainda”, explica.

Estaleiro para carnaval precisa ser uma realidade

Tendo em conta a promessa da Câmara Municipal da Praia em criar um estaleiro para carnaval, o representante do Samba Jó diz que precisam que esta realidade vire prática. O mesmo acredita que um estaleiro faria toda a diferença, resolvendo sobretudo a questão dos ensaios.

A seu ver, tendo a cidade da Praia “a melhor avenida do país” com condições favoráveis para desfiles carnavalescos, as empresas e potenciais patrocinadores deveriam apostar mais nos grupos e ajudar a melhorar a folia na capital.

Três prémios além do grande título…

Samba Jó, que este ano desfilou com o enredo “Santiago Anel azul outrora e suas maravilhas”, com o intuito de participar também das celebrações do Decénio Jubileu dos 500 anos da Diocese de Santiago levou para avenida Cidade de Lisboa, na terça-feira de Carnaval, cerca de 280 figurantes, distribuídos em oito alas.

Ao todo, segundo Jó Teixeira, gastaram mais de 1400 contos, um valor que compensa os títulos conquistados.

Pela classificação dos quase 20 jurados do Carnaval Praia 2023, este grupo oriundo do Palmarejo foi o grande vencedor este ano, tendo ainda arrecadado os prémios de melhor música, melhor bateria e melhor porta-bandeira.

Os resultados foram apresentados na tarde desta quinta-feira,23, pela equipa camarária, patrocinadora oficial do Carnaval na capital do país.

Confira a lista dos prémios:

Melhor Rainha – Vindos d’ África

Melhor Rainha de Bateria – Vindos do Mar

Melhor Porta-bandeira- Samba Jó

Melhor Mestre-sala – Vindos do Mar

Melhor Carro Alegórico -Bloco Afro Abel Djassi

Melhor Música -Samba Jó

Melhor Bateria -Samba Jó

Vencedor do carnaval Praia 2023 – Samba Jó

Segundo lugar – Vindo d´África

Terceiro Lugar – Vindos do Mar

PUB

PUB

PUB

To Top