PUB

Sociedade

Psicólogas criam jogo para prevenir abuso sexual de crianças em Cabo Verde

“Picos e Avelã à Descoberta das Ilhas do Tesouro” é um jogo de tabuleiro desenvolvido por duas psicólogas, destinado a crianças entre os 7 e os 12 anos, e tem como objetivo prevenir situações de abuso sexual de crianças e jovens. A apresentação do jogo irá decorrer na próxima quarta-feira, dia 8 de março, na ilha do Sal.

Joana Alexandre e Rute Agulhas, psicólogas e docentes do Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) desenvolveram um jogo de tabuleiro adaptado à realidade social de Cabo Verde, marcada pela exploração sexual e prostituição infantil.

As psicólogas optaram pela faixa etária entre os 7 e os 12 anos por acreditarem ser aquela com maior incidência de suspeitas de abuso sexual em Cabo Verde:

“O nosso trabalho pode ser adaptado ao contexto religioso, promovendo competências que ensinem as crianças a lidar com situações de perigo”, afirma Rute Agulhas, uma das criadoras do jogo, especialista que também integra a Comissão do Patriarcado de Lisboa.

Trabalhar de forma integrada

Ainda segundo a mesma “a prevenção de abusos sexuais deve ser pensada de uma forma integrada, envolvendo as crianças e os adultos nos diversos ecossistemas onde estão inseridos”. 

Foi com esta ideia em mente que as duas investigadoras do Iscte desenvolveram um jogo concebido especificamente para a realidade cabo-verdiana.

O jogo aborda nove temas transversais à violência sexual

“Picos e Avelã à Descoberta das Ilhas do Tesouro” aborda nove temas transversais à violência sexual, inspirados em nove ilhas do país: são os casos do corpo e partes privadas, dos segredos, das emoções, da internet, da capacidade de a criança dizer “sim” e “não” ou de pedir ajuda quando confrontada com situações de abuso sexual.  

O jogo abrange, ainda, a violência baseada no género, os direitos das crianças e as competências sociais e emocionais. 

Rute Agulhas e Joana Alexandre, psicólogas e docentes do Iscte – Instituto Universitário de Lisboa, conceberam o jogo para responder a uma iniciativa da ACRIDES – Associação Crianças Desfavorecidas de Cabo Verde, no âmbito do projeto “Justiça Amiga da Criança”, que tem como parceiros a Embaixada dos EUA e o Ministério da Justiça de Cabo Verde.

A apresentação do jogo irá decorrer na próxima quarta-feira, dia 8 de março, na ilha do Sal.

Tiago Ribeiro

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top