PUB

Cultura

Fogo: Artesão Beto Diogo capacita mulheres em artes de cabedal 

O artesão Beto Diogo está na ilha do Fogo a ministrar, até ao próximo dia 24, uma formação de arte destinada às mulheres. Esta formação/ exposição está enquadrada nas atividades de “Março, Mês da Mulher” e decorre no espaço Sete Sóis Sete Luas, em São Filipe.

 O artesão Beto Diogo encontra-se na ilha do Fogo, onde tem feito diversas actividades ligadas ao artesanato e à cultura. Tudo graças a um protocolo de parceria assinado entre o artesão e a Câmara Municipal de São Filipe, conforme avançou ao A NAÇÃO online.

A exposição “Arte no feminino” decorre até esta sexta-feira, 24, e está enquadrada nas atividades de “Março, Mês da Mulher”.

Segundo o artesão, o objectivo é “ dar mais visibilidade às mulheres utilizando a arte como ferramenta para projetá-las”.

Até ao momento, participam cinco mulheres mas espera ter mais participantes, durante esta semana, dado a importância da formação/exposição.

Semana de Moda no espaço Sete Sóis Sete Luas

De notar que foi realizada no espaço Sete Sóis Sete Luas, uma semana de moda, uma iniciativa que aplaude.

“A semana de moda foi muito boa, tivemos cerca de 15 modelos a desfilar com criações de moda da estilista Helena Varela, que veio da cidade da Praia, exclusivamente para o evento. Tivemos casa cheia, lotada mesmo, então acredito que o balanço é muito bom” explicou.

No seguimento do evento o artesão acredita que a adesão deixa transparecer a necessidade de se realizar mais eventos culturais do tipo na ilha.

“O sucesso do nosso evento expõe a necessidade de se ter mais eventos do tipo no Fogo, a câmara municipal tem uma boa dinâmica e, em conjunto, acredito que podemos fazer muito mais pela cultura, de uma forma geral”.

Residência criativa na ilha do Fogo

 Beto Diogo avançou também, que entre os dias 27 de abril a 4 de maio, terá lugar, na ilha do vulcão, uma residência criativa com participação de  artesãos das ilhas São Vicente, Santiago e Boavista.

“Pelos indicadores que temos, a expectativa é que esta residência criativa dê muitos bons frutos”, afirma.

Protocolo com a Câmara Municipal de São Filipe

 Beto Diogo encontra-se na ilha do Fogo há dois meses, resultado de um protocolo assinado entre o atelier Beto Diogo e a Câmara Municipal de São Filipe para dinamizar a cultura no município.

“O protocolo assinado tem a duração de seis meses, é renovável e o intuito é dinamizar a cultura no município desde o artesanato à capoeira” explica o artesão.

Tiago Ribeiro

Estagiário

PUB

PUB

PUB

To Top