PUB

Cultura

Álbum “Descobri” da cantora Bertânia Almeida já está disponível nas plataformas digitais

O álbum de estreia, “Descobri”, da cantora Bertânia Almeida já está disponível nas plataformas digitais. No dia 01 de Abril, as sonoridades deste álbum serão apresentadas na Academia Jota Monte, no Mindelo, São Vicente.

Este primeiro trabalho discográfico surge de uma parceria  com o renomado músico mindelense Bau (Rufino Almeida), um dos principais nomes e referência da música cabo-verdiana.

““Descobri” é um álbum que resulta de todo um processo que começou a partir do final de 2018 e está intimamente ligado a uma fase muito particular e importante da minha vida, de muitas mudanças, de tomada de decisões, dum reencontro com a música, com aquilo que ela sempre significou para mim e de uma redescoberta da música cabo-verdiana”, explica a cantora.

Riqueza musical da morna 

Do repertório, segundo Bertânia Almeida, constam essencialmente mornas que procuram “despertar lado contemplativo/introspectivo do ser humano”. Por outro lado, a cantora quer, através deste trabalho, mostrar a riqueza musical dentro da própria morna.

“A morna “Rotcha Scribida” é baseada numa história verídica de um filho que chora a perda da sua mãe de nome Maria da Cruz, mais conhecida por Nha Dia, na aldeia de Ribeira Prata, em São Nicolau. É desse choro, comumente chamado de “guisa” em São Nicolau, que nasceu a música popular Rotcha Scribida. A caninha d‘greja citada na letra refere-se à cana de milho que, por altura da colheita, é cortada num determinado tamanho e, mantendo-se intacto o milho e as folhas, faz-se um ramalhete que depois é usado como oferta”, detalha.

Diferentes emoções 

Para a artista, em cada tema escolhido para este disco há uma emoção diferente, dependendo da letra e do contexto em que ele se inscreve.

Este álbum, realça a cantora, é uma partilha de emoções a todos quantos à música estão abertos, neste ímpeto, pelo descobrir.

A produção deste álbum vem na sequênçia da candidatura para o “Edital Resgate e Promoção da Música Tradicional Cabo-Verdiana”, promovido pelo Ministério da Cultura e das Industrias Criativas de Cabo Verde, onde foi selecionado o projecto de produção discográfica apresentado pela produtora Harmonia, da qual a artista faz parte.

“Descobri” da artista Bertânia Almeida está disponivél nas plataformas digitais e físico, desde dia 24 de Março com o selo Harmonia.

Este trabalho será apresentado ao vivo na cidade do Mindelo na Academia da Música Jota Monte, no dia 1 de Abril.

PUB

PUB

PUB

To Top