PUB

Diáspora

Lisboa: Estudantes cabo-verdianos recebem prémios de mérito da UECL

Rickson Neves, Deise Jesus e Telma Oliveira e Mónica Lopes foram os vencedores da primeira edição dos Prémios UECL Valorizar o Mérito, criados pela União dos Estudantes Cabo-verdianos em Lisboa. Simone Cruz e José Luiz Vaz foram também distinguidos com Menção Honrosa, pelo percurso académico.

A cerimónia de atribuição dos prémios aconteceu no auditório da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), em Lisboa, na noite deste sábado, 20, e distinguiu o mérito, potencial e percurso académico dos alunos cabo-verdianos que frequentam o ensino superior na capital portuguesa.

Foram reconhecidos os alunos Ricksom Neves, de licenciatura em Direito na Universidade Nova de Lisboa, Deise Jesus e Telma Oliveira, alunas de mestrado integrado em Medicina na Faculdade de Medicina na Universidade de Lisboa e Mónica Lopes, estudante de mestrado em Biologia Humana e Ambiente, também na Universidade de Lisboa.

Menções honrosas a Simone Cruz e José Luís Vaz

O júri também atribuiu menções honrosas a José Luís Vaz, mestrado em Política Públicas, no Instituto Universitário de Lisboa (Iscte) e Simoni Andrade, mestrada em Qualidade Alimentar e Saúde, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa.

Uma distinção recebida com orgulho e sentimento de recompensa, conforme disse Simone Cruz, para que o reconhecimento deve servir também de incentivo a outros jovens.

Momentos de “incerteza”

Na sua página do Facebook, também José Luís Vaz agradeceu a iniciativa e relembrou momentos de incerteza no percurso.

“Para quem chegou a desacreditar de si e da vida (…), para quem, por causa do vício das drogas, viveu, marginalmente, na rua, para quem começou o estudo superior aos 43 anos de idade, nas vésperas de completar 50 anos, este reconhecimento é o reconfirmar da convicção de que nunca é tarde para recomeçarmos e, sobretudo, o reforço no acreditar nas nossas potencialidades enquanto Ser-Humano”, escreveu.

Leonor Ruivo, formada em Bioquímica e neurociência e quadro da Fundação Gulbenkian, Raffaella Gozzelino, investigadora da Universidade Nova de Lisboa e coordenadora Executiva de Projectos na África Ocidental da Parley Fundation for Ocean, e Célia Vida, formada em Desenvolvimento e Cooperação e técnica do Serviço de Cooperação da Embaixada de Cabo Verde em Portugal, fizeram parte do corpo do júri que atribuíram os prémios.

O evento serviu também para homenagear os antigos presidentes da UECL, entre os quais Fredilson Semedo, Rúben Moreira, Isaías Varela, Jonathan Vieira, Milton Paiva, Mário Carvalho, Miguel Monteiro e Lourenço Lopes, fundador da UECL em 1997, e contou com presenças de estudantes cabo-verdianos, autoridades locais e outros convidados.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top