PUB

Mundo

BAD concede crédito parcial de dois milhões à Tanzânia para facilitar acesso dos pequenos agricultores a fertilizantes

O Mecanismo Africano de Financiamento do Desenvolvimento de Fertilizantes (MAFDE), gerido pelo Banco Africano de Desenvolvimento, concederá à Parceria Africana de Fertilizantes e Agroindústria (AFAP), na Tanzânia, uma garantia de crédito parcial de 2 milhões de dólares para apoiar os fornecedores ou importadores no fornecimento de fertilizantes aos distribuidores de insumos agrícolas da Tanzânia. O projeto será executado de 1 de julho de 2023 a 31 de julho de 2026.

 Também faz parte do crédito uma subvenção de 528 600 dólares para cobrir 94% das despesas correntes do projeto. O restante 6%  é suportado pela AFAP.

 O objetivo principal do projeto é aumentar a produtividade, facilitando o acesso atempado e a utilização adequada de fertilizantes pelos pequenos agricultores. O projeto facilitará o acesso a insumos de qualidade através de uma cadeia de abastecimento de fertilizantes funcional, eficiente e sustentável na Tanzânia.

Esta ação também melhorará o acesso ao financiamento por parte dos grandes distribuidores de fertilizantes.

População-alvo e resultados esperados

 A AFAP alargará as suas atividades a, pelo menos, mais cinco regiões: Ruvuma, Manyara, Rukwa, Kagera e Mwanza.

O projeto aumentará a produtividade agrícola e reforçará a segurança alimentar na Tanzânia, em conformidade com a estratégia “Alimentar África” do BAD. Prevê-se que a garantia de crédito permitirá a distribuição de, pelo menos, 60 000 toneladas de fertilizantes no valor de 36,5 milhões de dólares.

O projeto visa beneficiar cinco fornecedores e 35 grandes distribuidores de fatores de produção agrícola como beneficiários diretos, mil retalhistas de fatores de produção agrícola como beneficiários indiretos e 550.000 pequenos agricultores como beneficiários finais.

 

C/ African Development Bank Group (AfDB)

PUB

PUB

PUB

To Top