PUB

Destaques

Destaques da edição 822 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Auditoria ao Fundo do Turismo
Indícios de contratos forjados na Câmara da Praia no tempo de Óscar Santos

  • Conclusões da IGF apontam para gestão “precária” do Fundo do Turismo

A gestão do Fundo do Turismo é “extremamente deficiente”. Esta é uma das principais conclusões da auditoria efectuada pela Inspecção Geral de Finanças (IGF) entre 2017 e 2020 a esse instrumento público. À semelhança do Fundo do Ambiente, revelado pelo A NAÇÃO no número anterior, o relatório de inspeção do Fundo do Turismo, aprovado em Março de 2022, e com situações comprometedoras para o sistema MpD, encontra-se também engavetado. A Câmara da Praia, liderada na altura por Óscar Santos, foi a que mais irregularidades e ilegalidades cometeu no financiamento de projectos com o dinheiro do Fundo do Turismo.

Sociedade
Assédio no Aeroporto da Praia
Marcelo Lopes da Silva, director do Aeroporto da Praia, está a ser denunciado por supostas práticas de assédio sexual e moral no local de trabalho. As estagiárias são tidas como as presas mais fáceis desse gestor. Também há acusações de uso indevido de recursos públicos. Marcelo Silva diz que as denúncias visam tentar denegrir a sua pessoa.

Desporto
Os Sanjoanenses  enfrentam dificuldades de transporte para treinos no Porto Novo
Clube de futebol de Santo Antão, Os Sanjoanenses  têm enfrentado dificuldades no transporte de jogadores da vila da Ribeira das Patas ao estádio municipal, no Porto Novo. Mesmo assim, conquistou o campeonato regional de Santo Antão Sul e está em competição nacional. Resolver a questão do transporte e da sustentabilidade do clube são as aspirações dessa equipa revelação da ilha das montanhas.

Opinião – João Serra
Uma resenha das causas da riqueza e da pobreza das nações, segundo David S. Landes

 Cabo verdianos “acantonados” pelo novo sistema de vistos
O novo sistema de obtenção de visto para Portugal e restantes países da Europa está a revelar-se mais problemático que o anterior, com agendamentos “impossíveis” para quem queira seguir os “meios legais” para poder embarcar. As agências de viagem dizem-se de mãos-atadas até para excursões religiosas, a que se soma os cidadãos que têm à sua espera um emprego garantido. Os cabo-verdianos, que precisam de “visto”, sentem-se acantonados, além de “injuriados” pelo nosso principal e tradicional parceiro de desenvolvimento, Portugal.

Esta Edição nº.  822do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de: Francisco Fragoso, Helena Furtado, João Serra, Pedro Ribeiro, Péricles Tavares, Samilo Moreira e Luís Kandjimbo; a par da crónica de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top