PUB

Ambiente

Fogo: Dezenas de camionistas iniciaram hoje apanha de areia na praia de Fonte Bila em São Filipe

Dezenas de camionistas iniciaram hoje a apanha de areia para construção civil na praia de Fonte Bila, em São Filipe, Fogo, três semanas depois do Governo, através do despacho conjunto dos Ministérios do Mar e da Agricultura e Ambiente, autorizar extracção excepcional. Não será permitido o uso de nenhum tipo de máquinas na extracção, sendo que todo o processo deve ser manual e na horizontal a uma profundidade máxima de um metro.

O despacho, datado de 15 de Maio, autorizou a extracção de areia na praia de Fonte Bila para servir as ilhas do Fogo e da Brava até 31 de Julho e na sequência e após a melhoria do acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação, o Instituto Marítimo Portuário (IMP) iniciou segunda-feira, 05 a emissão de licença para extracção de areia na praia de Fonte Bila a partir de hoje, 06 de Junho.

Informações recolhidas pela Inforpress junto do representante das empresas de construção civil, Artur Cardoso, e de vários camionistas, apontam que já foram emitidas mais de cinco dezenas de licenças para apanha de areia para a construção civil.

Mais de quatro dezenas de licenças emitidas segunda-feira e mais 11 hoje

Na segunda-feira, segundo as mesmas fontes, o IMP emitiu mais de quatro dezenas de licenças e hoje por volta das 09h30 pelo menos mais 11 licenças, estando os camionistas na fila para a extracção de areia.

O processo de emissão de licença para extração da areia só começou depois da intervenção na estrada de acesso à praia de Nossa Senhora da Encarnação, permitindo assim a circulação das viaturas pesadas em segurança.

Uma licença por viatura por dia 

As licenças são emitidas pelo IMP e condicionadas a, no máximo, uma licença por viatura por dia, não será permitido o uso de nenhum tipo de máquinas na extração, sendo que todo o processo deve ser manual e na horizontal a uma profundidade máxima de um metro.

Apesar da emissão de uma licença/dia por camionista calcula-se que diariamente grande quantidade de areia será extraída da praia para resolver a escassez deste material imprescindível para acabamento das obras da construção civil.

As autoridades marítimas identificaram um sítio para exploração de areia situado entre as praias de Fonte Bila e a de Nossa Senhora da Encarnação, o que mereceu aprovação da câmara de São Filipe, e o acesso ao local da apanha é feito através da praia de Nossa Senhora da Encarnação.

Não obstante a intervenção feita pelo IMP, sobretudo no acesso à praia, a câmara de São Filipe deu início esta semana ao calcetamento da estrada que liga o Hospital Regional São Francisco de Assis à praia de Nossa Senhora da Encarnação, que dispõe de uma unidade turística em funcionamento e outra em fase de construção.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top