PUB

Destaques

Destaques da edição 824 do Jornal A NAÇÃO

DESTAQUES

Fundos do Ambiente e do Turismo
Os relatórios são oficiais e não precisam de homologação

  • Orlando Dias pede maior transparência na gestão dos recursos públicos

Os relatórios de auditoria da Inspeção Geral de Finanças (IGF) são oficiais e estão protegidos pela lei. E, sendo assim, não são oficiosos como Ulisses Correia e Silva tem procurado fazer passar desde que confrontado com os desvios detectados pelas auditorias aos Fundos do Ambiente e do Turismo. Os relatórios já deviam estar na posse do Ministério Público.

Morte dos bebés no HBS
PR pede “avaliação global” do Sistema Nacional de Saúde
O Presidente da República entende ser fundamental elaborar um inquérito para avaliar globalmente o Sistema Nacional de Saúde, tendo em conta a insatisfação dos cabo-verdianos com a qualidade do sistema. A morte de sete bebés no mês de Maio no Hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, lança o alerta daquilo que José Maria Neves considera de “grave e anormal”.

Luxemburgo
Quatro candidatos de origem cabo-verdiana eleitos
Quatros candidatos de origem cabo-verdiana foram eleitos nas eleições comunais no Luxemburgo, que tiveram lugar no domingo, 11 de Junho. O destaque vai para Natalie Silva, apesar de reeleita a conselheira, não foi reconduzida para o cargo de burgomestre (presidente) da Comuna de Larochette.

Câmara da Praia
Actos praticados pela secretária municipal são ilegais e nulos
Os actos praticados pela secretária municipal da Praia, nomeada de forma “irregular” pelo edil Francisco Carvalho, desde Agosto de 2022, são considerados ilegais e nulos pelo Tribunal de Contas. Com isso, estarão em causa todos os contratos estabelecidos entre a Câmara da Praia e terceiros, durante os últimos 10 meses.

Nova lei de armas
Posse de “boka bedju” pode dar até dez anos de prisão
A nova lei de posse de armas, que entra em vigor a partir de hoje, 15 de Junho, adota uma moldura penal mais rígida, com reforço da regulação, do controlo e da punição. Para a posse de armas de fabrico artesanal, vulgo “boka bedju”, por exemplo, a pena passa a variar entre os seis e os dez anos de prisão, sem possibilidade de pena suspensa.

Esta Edição nº.  824do Jornal A NAÇÃO – que já está disponível em PDF -, comporta, as Opiniões de, Fidel Cardoso de Pina, João Serra e Luís Kandjimbo; a par da Crónica de Marciano Moreira

PUB

PUB

PUB

To Top