PUB

Desporto

Leidina Semedo: Um talento dos relvados em ascensão

Leidina Semedo, 16 anos, natural do município de São Miguel, interior de Santiago, é um talento do desporto quando o assunto é futebol.

Leidina, ou simplesmente Leidy, é atleta da Academia do Desporto, Educação e Cultura – ADEC, equipa da Calheta de São Miguel que tem conquistado, aos poucos, o seu espaço no relvado.

Recentemente, foi chamada para a selecção sénior de futebol feminino de Cabo Verde, uma responsabilidade que não estava à espera. 

Apesar da pouca idade, no campo, a adolescente de 16 anos mostra muita maturidade e não se deixa intimidar. 

Melhor jogadora 2021/22

Leidy, que veste a camisola 4 da ADEC, foi considerada a Melhor Jogadora do Campeonato Nacional de Futebol Feminino época 2021/22 por uma competição “espectacular” em prol da sua equipa e seu concelho São Miguel.

Um dos aspectos que mais chama atenção desta defesa-central é a sua capacidade técnica, qualidade de passe e a capacidade em sair a jogar com a bola controlada para o meio campo adversário. 

Tanto é que a sua prestação na temporada 2021/22 deixou a sua comunidade orgulhosa.

Percurso na selecção 

Satisfeita por estar hoje a fazer parte da selecção cabo-verdiana de futebol feminino a adolescente promete trabalhar para “sempre orgulhar” aqueles que nela acredita.

Construindo aos poucos o seu caminho, Leidy já estreou em campeonato internacional. Foi uma das atletas da selecção sénior de futebol feminino de Cabo Verde que participou entre 20 e 29 de Janeiro, do torneio da União das Federações Oeste Africanas (UFOA) no estádio Marcelo Leitão, ilha do sal.

A selecção nacional, que pela primeira vez chegou a uma final de um torneio internacional, falhou o título de campeã ao perder com “Leoas de Teranga” de Senegal; conseguiu, no entanto, a melhor classificação de sempre uma vez que em 2020, sua última participação no torneio UFOA, não passou da fase de grupos.

 Só está no início…

Sendo uma das atletas que alongou os passos de Cabo Verde na UFOA, a caminhada desta jovem futebolista micaelense só está a começar. 

Leidy acredita que tem ainda “muito para dar” no desporto, em particular futebol feminino, quer a nível nacional ou internacional.

PUB

PUB

PUB

To Top