PUB

Cultura

Santa Catarina: Tomé Varela da Silva apresenta “Flores de Amor” hoje em Assomada

O autor Tomé Varela da Silva e a Rosa de Porcelana Editora apresentam esta terça-feira,20, o livro “Flores De Amor” no campus Bolanha da Universidade de Santiago, em Assomada, Santiago.

O livro ainda sob a chancela da US Edições tem lançamento marcado para as 16 horas.

Segundo um comunicado da Rosa de Porcelana Editora, “Flores De Amor” é uma coletânea de 47 poemas, dos quais 10 em cabo-verdiano e 7 acrósticos.

A obra conta com quatro capítulos, nomeadamente (13 poemas), Assaltos Internos (6 poemas), Esperanças Desfloradas (9 poemas) e Delírios (19 poemas).

“Flores de Amor pode-se considerar um livro em que se regista, num clima pretensamente poético, um conjunto de exercícios exploratórios à descoberta e construção de uma personalidade amorosa em edificação”, refere a mesma nota.

Sobre o autor

Tomé Varela da Silva de nome literário T. V. da Silva nasceu a 19 de Dezembro de 1950 em São Lourenço dos Órgãos, ilha de Santiago.

Foi seminarista da Congregação do Espírito Santo, em Cabo Verde (de 1969-1973) e em Portugal (de 1973-1978).

Tomé Varela é licenciado pela Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica Portuguesa (em março de 1981), entrou para o Funcionalismo Público cabo-verdiano em Outubro de 1981, tendo sido colocado na então Direção-Geral da Cultura como técnico superior de 3ª classe.

Foi deputado da Assembleia Nacional (1986-1990) e vice-presidente da Comissão Especializada Permanente para Educação, Ciência e Cultura.

Entre outras funções, presidiu o Instituto Cabo-verdiano do Livro e do Disco (1990-1993) e foi conselheiro cultural do Presidente da República (janeiro-julho de 1994), além de chefe da Casa Civil do Presidente da República (de agosto de 1994 a março de 2001).

A nível da literatura é sócio fundador da Associação de Escritores Cabo-verdianos e da Sociedade Cabo-verdiana de Autores (SOCA), tendo ainda estado envolvido na orientação e coordenação de diversos trabalhos de pesquisa.

Contra com vários livros publicados sobre tradições orais e outros de poesia, contos, além de ter reunido ensaios e organizado antologia de prosa de ficção de autores cabo-verdianos.

PUB

PUB

PUB

To Top