O internacional cabo-verdiano Edy Walter Tavares, ainda a recuperar-se de uma época “desgastante” ao serviço do Real Madrid (Espanha), só vai juntar-se aos convocados para o Mundial 2023 na segunda fase do estágio, no estrangeiro. Já Ivan Almeida, também internacional cabo-verdiano, e um dos últimos atletas a integrar os treinos da selecção nacional por causa de uma lesão contraída no Benfica (Portugal), disse que já se encontra em perfeitas condições. A prova será disputada no Japão, nas Filipinas e na Indonésia, entre 25 de agosto e 10 de setembro.
Ivan, atual campeão de Portugal em basquetebol, pelo Benfica, diz que está, neste momento, a 90% das suas capacidades, mas que dentro de dois ou três dias vai estar na sua “máxima força” para dar o seu contributo à selecção cabo-verdiana no mundial.
Já Edy Tavares, uma das peças chaves das conquistas da liga e do campeonato da europa a serviço do Real Madrid, é esperado pela equipa técnica comandada por Emanuel Trovoada só na segunda fase do estágio em Madrid, onde tem estado a recuperar-se de uma lesão contraída no final da época, pelo que o atleta não fará parte do estágio inicial na Itália.
De relembrar que esta é a estreia absoluta de Cabo Verde numa fase final do mundial de basquetebol.
Operação mundial em curso
Desde o dia 15 que os pré-selecionados têm estado concentrados na cidade da Praia para treinos com sessões bi-diários, ensaios de ginásios e musculação, estando previsto para 3 de agosto a viagem da comitiva crioula para um torneio na Itália, onde estará a competir a selecção anfitriã, a Turquia, a China e Cabo Verde.
Após este torneio, o combinado crioulo desloca-se para um novo estágio em Madrid (Espanha), onde espera realizar dois jogos de treinos, sendo o primeiro a 08 com a Oklahoma States University e uma segunda partida ainda por revelar o adversário.
Já a caminho do Japão, a selecção cabo-verdiana viaja para os Estados Unidos da América para de 13 a 18 de agosto para intensificar os seus processos de treinos junto da comunidade cabo-verdiana radicada, para que na madrugada de 18/19 esteja a viajar rumo ao Japão.
Cabo Verde partilha o Grupo F do XIX Campeonato do Mundo de basquetebol com as equipas nacionais da Eslovénia, da Geórgia e da Venezuela.
C/ Inforpress