PUB

Desporto

Basquetebol: Cabo Verde faz história ao apontar primeira vitória de sempre num Mundial da modalidade (Actualizado)

A seleção cabo-verdiana de Basquetebol acaba de conquistar a sua primeira vitória no Campeonato Mundial de Basquetebol, ao vencer a Venezuela por 81-75. O jogo, a contar para a segunda jornada da fase de grupos, teve lugar nas primeiras horas da manhã desta Segunda-feira, 28, no Okinawa Arena, no Japão. A selecção nacional volta a jogar, Quarta-feira, 30 de Agosto, contra a Eslovénia, tida como a selecção mais forte do grupo de Cabo Verde.

Esta é a primeira vitória de sempre do menor país do Mundo a disputar um mundial da modalidade. 

Betinho Gomes foi o melhor pontuador da selecção nacional com 22 pontos.  Will Tavares (20) e Ivan Almeida (18) completam o top 3 dos marcadores da equipa nacional. Edy Tavares ganhou 14 ressaltos, fez 6 pontos. 

FIBA destaca conquista da primeira vitória histórica da menor nação da Copa do Mundo

O site da Federação Internacional de Basquete (FIAB) considera que Cabo Verde melhorou as suas hipóteses para a segunda eliminatória, já que está agora 1-1 no Grupo F. “Definitivamente não é uma má posição para uma equipa que está apenas na sua estreia no Campeonato do Mundo”.

Um dos destaques da victória cabo-verdiana é Betinho Gomes que, além de ter sido “o melhor do jogo”, foi decisivo no par de lances livres cheios de pressão a 18,0 segundos do fim da partida e ajudar a selecção cabo-verdiana a completar a recuperação depois de estar a perder até 13 pontos no final do primeiro tempo.

A FIAB também destaca a actuação de Will Tavares, que acertou a difícil jogada de avanço para obter a vantagem de 77-75, faltando exatamente 57,0 segundos para o final do jogo. Aliás, Will Tavares contribuiu mesmo para o ponto de viragem da selecção cabo-verdiana, ou seja, para a redução do número de pontos que tinha em desvantagem, passando aos poucos ao comando da partida.

Um outro destaque da FIBA refere-se ao momento a partir do qual Fidel Mendonça e, principalmente Edy Tavares, tiveram um grande protagonismo no jogo, sobretudo depois de os venezuelanos terem perdido o seu jogador Michael Carrera devido a uma aparente lesão na parte inferior do corpo e nunca mais voltou à quadra.

“O imponente Edy Tavares”

No caso de Edy Tavares, a FIBA salienta que teve impacto na vitória ao terminar com 6 pontos, 14 rebotes, 3 assistências, 3 roubos de bola e 2 bloqueios para uma classificação de eficiência de 20.

De um modo geral, a FIBA considera que as estatísticas não mentem nesta victória da selecção cabo-verdiana.

“Depois de acertar apenas 29,6 por cento na derrota frente à Geórgia, Cabo Verde actuou muito melhor desta vez com 46 por cento, destacados por 11 triplos. Eles também mantiveram os seus esforços defensivos com 9 roubos de bola – isso, depois de terem feito 11 contra os seus homólogos europeus.

Jogo com a Eslovénia Quarta-feira, 30 de Agosto, fecha a fase de grupos

Cabo Verde volta a competir na próxima Quarta-feira, 30 de Agosto, desta feita, frente à selecção da Eslovénia a contar para a terceira e última jornada da fase de grupos.

O Campeonato do Mundo de Basquetebol decorre no Japão, nas Filipinas e na Indonésia de 25 de Agosto a 10 de Setembro e Cabo Verde partilha o Grupo F com as selecções nacionais da Eslovénia, da Geórgia e da Venezuela.

Grupos do Mundial da FIBA 2023:

Grupo A: Angola, República Dominicana, Filipinas e Itália;

Grupo B: Sudão do Sul, Sérvia, China e Paraguai;

Grupo C: EUA, Jordânia, Grécia e Nova Zelândia;

Grupo D: Egipto, México, Montenegro e Lituânia;

Grupo E: Alemanha, Finlândia, Áustria e Japão;

Grupo F: Eslovénia, Cabo Verde, Geórgia e Venezuela,

Grupo G: Irão, Espanha, Costa do Marfim e Brasil;

Grupo H: Canadá, Letónia, Líbano e França.

PUB

PUB

PUB

To Top