PUB

Desporto

Alemanha sagra-se campeã mundial de basquetebol pela primeira vez 

A Alemanha sagrou-se, ontem, domingo, campeã mundial de basquetebol pela primeira vez, depois de vencer na final da competição a Sérvia, por 83-77, em jogo disputado em Pasay, nas Filipinas. Para chegar à final, os germânicos eliminaram os EUA por 113 a 111, que teve que se contentar com um quarto lugar.

Depois de uma primeira parte equilibrada, com um empate 47-47 ao intervalo, os germânicos adiantaram-se no marcador e fecharam o terceiro período com uma vantagem de 12 pontos e, apesar da reação dos sérvios no último período, conseguiram segurar a vantagem.

A Alemanha, que tinha como melhor resultado em terceiro lugar em 2002, consegue o primeiro título mundial de basquetebol, com a Sérvia, que tinha sido finalista derrotada em 2014, a ficar com a medalha de prata, enquanto o Canadá, que venceu, no sábado, os Estados Unidos, terminou em terceiro e leva o bronze, numa competição que decorreu na Indonésia, Japão e Filipinas.

EUA fora do pódio pelo segundo mundial consecutivo

Sem seus principais jogadores da NBA, os americanos, por sua vez, ficam fora do pódio pelo segundo Mundial seguido, ficaram na sétima posição na China 2019, o último mundial da modalidade.

Pela primeira vez o Canadá entrou no pódio de uma Copa do Mundo masculina de basquetebol. Os canadenses contaram com grandes atuações de Dillon Brooks e Shai Gilgeous-Walker para vencer os Estados Unidos por 127 a 118 na prorrogação. Um bronze inédito para o Canadá, que foi vice-campeão olímpico em Berlim 1936.

Cabo Verde ficou-se pela 28º posição entre 32 seleções

Cabo Verde somou seis pontos, frutos de uma vitória, sobre a Venezuela (81 -75) e quatro derrotas, sendo elas com a Geórgia (60 -85), Eslovénia (77-92), Finlândia (100-77) e Japão (80-71), totalizando cinco jogos.

Na antevisão do mundial, a Federação Internacional de Basquetebol FIBA, perspectivou Cabo Verde na penúltima posição na lista dos favoritos, apenas a frente da Costa do Marfim.

Dos países lusófonos, a seleção do Brasil foi a mais bem classificada, ficando com o 13º lugar, seguido da Angola no 26º lugar e Cabo Verde na 28º posição.

Tiago Ribeiro

PUB

PUB

PUB

To Top