PUB

Desporto

Santo Antão conta com 28 novos árbitros de futebol formados

A região desportiva de Santo Antão Norte conta, a partir de hoje, com 28 novos árbitros de futebol capacitados. Trata-se de 24 reclusos e quatro agentes prisionais da Cadeia Regional de Santo Antão (AFRSAN) formados entre uma parceria da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Norte e a referida unidade prisional.

A formação, segundo o presidente da Associação Regional de Futebol de Santo Antão Norte (ARFSAN), Hermes Pinto, nasceu fruto de uma parceria com a Cadeia Regional e visou capacitar os reclusos e os agentes prisionais em matéria de arbitragem de futebol, alinhado no processo de reinserção social.

“O nosso projeto enquanto associação é desenvolver o futebol na zona norte de Santo Antão associado a Cabo Verde. Desde a época passada começamos a parceria com a Cadeia Civil de Ponta do Sol onde alguns reclusos da mesma apanhavam bolas no decorrer do campeonato regional no Estádio João Serra”, disse.

Durante estes dias de formação, Hermes Pinto avaliou que há “grandes potenciais” e almeja que os mesmos tenham tirado proveito da formação para apitarem os jogos no João Serra.

Reclusos e agentes prisionais enaltecem iniciativa 

Elton Fonseca, porta-voz do grupo, disse que ficou “muito satisfeito” com a formação, pois, para ele, é uma oportunidade de estar integrado a uma atividade quando estiver em liberdade.

“Agradeço a direção da cadeia e a associação por esta oportunidade e espero que mais formações do tipo sejam ministradas aqui”, almejou.

Já a agente prisional, a única do sexo feminino que participou da formação, Eveline Barros, acentuou que foi bom ter participado da formação e sai com uma noção mais clara sobre as leis do futebol. Entretanto, a mesma fonte afirmou que não se sente apta ainda para apitar um jogo, mas com prática quem sabe vá fazê-lo um dia.

A formação foi ministrada de 09 a 20 deste mês pelo árbitro Carlos Gonçalves.

c/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top