PUB

Diáspora

Empreendedores cabo-verdianos na diáspora realizam primeira edição de venda-exposição em Itália

Um grupo recém-formado por empreendedores cabo-verdianos na diáspora realiza no próximo dia 12 de Novembro, a primeira edição de venda-exposição dos seus trabalhos em Itália. 

Crochê, bonecas negras, produtos para cabelos afro, bijuterias, arte em palha, maquiagem, roupas e gastronomia estarão patentes na Tiburtina Roma.

 Ao A NAÇÃO online, a presidente do grupo de empreendedores cabo-verdianos na diáspora, Eloisa Monteiro, avançou que o grupo conta com cerca de 38 empreendedores de várias áreas, residentes em Cabo Verde, Portugal, França e Luxemburgo.

Para o evento que acontece em Novembro, em Itália, vão participar cerca de 12 empreendedores, na sua maioria artesãs.

Diversidade de produtos “de terra”

A venda-exposição, que espera a presença de todos os cabo-verdianos residentes em Itália, terá disponível uma diversidade de produtos “de terra”.

“Vamos levar o crochê que eu faço, na maioria nas cores da bandeira de Cabo Verde, temos também uma artesã que faz bonecas negras para representatividade das nossas crianças africanas. Vai estar também patente produtos para cabelos afro, bijuteria, arte em palhas”.

Esta “exposição cabo-verdiana” vai contar ainda com a presença de uma empreendedora cabo-verdiana com linha própria de marca de maquiagem, uma outra que vende roupas para trabalhar a autoestima das mulheres.

O que não pode ainda faltar no evento, segundo Eloisa, é a gastronomia cabo-verdiana, pratos típicos para “matar” saudades do arquipélago.

Divulgar a cultura cabo-verdiana pelo mundo

De salientar que esta primeira edição de venda-exposição em Itália, não é a primeira actividade do grupo formado por empreendedores cabo-verdianos e descendentes de cabo-verdianos na diáspora.

“Organizamos feiras para divulgar um pouco do nosso trabalho e divulgar um pouco da cultura cabo-verdiana de modo a atingir um máximo de cabo-verdianos espalhados pelo mundo e não só. Já fizemos um evento em Portugal no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV), na França, e agora estamos a caminho de Itália”, conta a presidente do grupo.

Oficializar uma “associação”

Eloisa Monteiro revela que o grupo que pretende ser uma associação, surgiu de uma conversa entre ela e mais duas amigas.

“Eu, a Clô e a Mariza estávamos conversando e constamos que existem vários grupos de empreendedores de outros países. Daí propus a elas que criássemos também um grupo de empreendedores cabo-verdianos. Decidimos colocar anúncios nas redes sociais e foram aparecendo mais pessoas interessadas”, refere.

O grupo, hoje com 38 empreendedores de diversas áreas é, segundo a sua representante, uma experiência boa onde cada um dá o seu contributo naquilo que sabe fazer de melhor.

“Onde estiver a comunidade cabo-verdiana, lá estaremos”

“O objectivo principal deste Grupo de Empreendedores Cabo-verdianos na Diáspora é levar a nossa marca o mais longe possível – onde estiver a comunidade cabo-verdiana, lá estaremos”, conclui.

O evento de 12 de Novembro, em Itália, acontece em Tiburtina Roma, com entrada gratuita. 

Além de venda-exposição acontecem momentos culturais, incluindo animação com o DJ Sabura.

PUB

PUB

PUB

To Top