PUB

Política

João Baptista Pereira deixa liderança do Grupo Parlamentar do PAICV

É o fim de ciclo para João Baptista Pereira como líder parlamentar do PAICV. E para o seu lugar posicionam-se Démis Almeida e Luís Pires. O primeiro pretende desconstruir a narrativa “inócua” do Governo que se estriba nas crises para tentar camuflar os “maus resultados” governação, enquanto o segundo defende que o país precisa de uma nova visão e de novas respostas para estes novos tempos. 

O PAICV vai a votos na primeira semana de Novembro para eleger um novo líder do Grupo Parlamentar. João Baptista Pereira, que assumiu essas funções logo no início desta legislatura, defende que, pela exigência do cargo, um deputado não deve fazer mais que um mandato como líder de bancada. 

“Entendo que a liderança do Grupo Parlamentar deve ser dividida em duas fases. Já fiz a primeira, que foi a mais dura em termos de enfrentamento com o Governo, tendo em conta que muitos deputados do PAICV não tinham experiência parlamentar, mas já chegamos num ponto ideal para a passagem de testemunho”, sublinha, acrescentando que as funções de líder de Grupo Parlamentar “são muito desgastantes”. 

Este deputado, advogado de profissão e natural de São Salvador do Mundo (Picos), considera ainda que a primeira metade desta legislatura foi “muito exigente”, porquanto só agora é que pôde implementar, efetivamente, as alterações feitas ao regimento, em 2018. 

“É um quadro me obriga a preparar dois debates mensais e, para além disso, interpusemos várias interpelações, aprovamos várias comissões de inquérito, com destaque para a TACV que foi encaminhado para o Ministério Público”, destaca João Baptista Pereira realçando ainda a apresentação da moção de censura ao Governo de Ulisses Correia e Silva. 

A partir de Novembro, João Baptista Pereira será apenas simples deputado do Grupo Parlamentar do PAICV ficando, assim, com mais tempo disponível para se dedicar à advocacia. Antes, foi presidente da Câmara Municipal de São Salvador do Mundo, além de secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros num dos governos de José Maria Neves. 

Leia mais na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 842, de 19 de Outubro de 2023

 

PUB

PUB

PUB

To Top