Pamêla Borges, engenheira biomédica cabo-verdiana, é uma das 30 vencedoras do Prémio L’Oréal-UNESCO para as Mulheres na Ciência 2023. A informação foi avançada recentemente pela própria na sua rede social. Os Prémios L’Oréal-UNESCO visam empoderar as mulheres cientistas e inspirar a futura geração na ciência.
“Muito feliz em partilhar que sou uma das 30 vencedoras do prestigiado Prémio L’Oréal-UNESCO For Womem In Science Young Talents Sub-Saharan Africa 2023 Awards, tendo sido uma das cinco pós-doutoradas selecionadas!”, escreveu Pamêla na sua rede social do Facebook.
A jovem escreveu ainda que se sente “incrivelmente orgulhosa” por ser a primeira cabo-verdiana a receber este prémio.
“Passo a passo, podemos construir o Cabo Verde e o mundo que desejamos, utilizando a ciência como uma ferramenta para quebrar barreiras, empurrar os limites do conhecimento, promover a inovação e o desenvolvimento”, acrescentou.
“Vamos continuar a inspirar e capacitar a próxima geração de mulheres cientistas”, apelou, também.
Conforme avança o site Balai, Pamêla é investigadora do projeto “Caracterização do perfil clínico e fenotípico do cancro da mama de mulheres cabo-verdianas” e este mês foi uma das cinco selecionadas no concurso “We´Search – Apoio a projetos de investigação clínica nos PALOP”, uma parceria entre as fundações Gulbenkian e a “la Caixa”.