PUB

Colunistas

Qual a abordagem de investimentos para o PEDS?

Por: Pedro Ribeiro

A  Conferância das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD) estimou, em 2014, que para alcançar os ODS globalmente eram necessários 5 a 7 trilhões de US$ por ano entre 2015 e 2030 (UNCTAD, 2014).

Antes da crise pandémica, havia alguma lacuna anual de investimento – entre os montantes que eram necessários e os montantes que estavam disponíveis – para alcançar os ODS.

Ajuda Pública ao Desenvolvimento

Ficou claro que a diferença era enorme, porque a Ajuda Pública ao Desenvolvimento (APD ), ou seja, montantes de ajuda externa aos países em desenvolvimento, só contava com cerca de 153 mil milhões de dólares em 2019.

A APD, por si só, não é suficiente para alcançar os ODS. Em 2023 é evidente que as desigualdades causadas pela crise da COVID-19 tornaram este desafio ainda maior.

Na verdade, o financiamento para o desenvolvimento sustentável deve estar disponível, dada a dimensão, escala e nível de sofisticação do sistema financeiro global.

No entanto, o financiamento disponível não é canalizado para o desenvolvimento sustentável à escala e à velocidade necessárias para alcançar os ODS e os objetivos do Acordo de Paris.

A mobilização de financiamento é fundamental para a implementação da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável. O financiamento não é apenas uma questão de dinheiro. São igualmente necessárias medidas de políticas e regulamentares, tanto a nível nacional como internacional.

Não se trata apenas de canalizar dinheiro do sector privado para o desenvolvimento. É um processo sobre quando usá-lo, quando usar dinheiro público, seguros, garantias ou alguma combinação que melhor se encaixe. Não para substituir a ajuda ao desenvolvimento. Mas complementá-lo

O que é um investimento de impacto?

Trata-se de investimentos feitos em organizações, empresas e fundos com a intenção de gerar um impacto social e ambiental mensurável com retorno financeiro.

Como funciona?

O investimento de impacto é descrito e diferenciado de outras formas de investimento por três princípios orientadores: a expectativa de retorno financeiro – os investidores de impacto esperam obter um retorno financeiro sobre o capital investido, abaixo da taxa de mercado vigente, à taxa de mercado ou mesmo acima dela; a intenção de enfrentar desafios sociais ou ambientais (ou seja, o impacto ou intencionalidade); além de um retorno financeiro, os investidores de impacto visam alcançar um impacto positivo na sociedade e/ou no meio ambiente, e o compromisso de medir e relatar o impacto social e ambiental pretendido – os investidores de impacto se comprometem a medir o desempenho usando métricas padronizadas.

Desafiando visões tradicionais

Os investidores de impacto tradicionalmente desafiam a visão de que o desenvolvimento deve ser alcançado e guiado apenas pela assistência social ou filantropia. Pelo contrário, a teoria implícita prevê que negócios e investimentos são importantes impulsionadores para alcançar sociedades mais resilientes, inclusivas e sustentáveis. 

Portanto, os investidores de impacto visam demonstrar que o investimento pode alcançar tanto um impacto positivo (social ou ambiental) quanto um retorno financeiro (ou, no mínimo, um retorno de capital).

Quem são os investidores de impacto?

Doações, indivíduos de alto património líquido, fundações, fundos de pensão, investidores institucionais, pequenos investidores em empresas sociais, fundos de investimento de impacto ou outros instrumentos.

Quem recebe os investimentos de impacto?

Em termos de investidas (recebedores do capital),  o investimento de impacto pode ser direcionado tanto para empreendimentos com fins lucrativos quanto para empreendimentos sem fins lucrativos, desde que possam produzir retorno financeiro. Vários intermediários atuam como conectores de investidores de impacto. 

Os intermediários fornecem serviços personalizados, como pesquisa, captação de recursos, certificação, avaliação e medição de impacto, incubação de negócios, aceleração de negócios e serviços jurídicos, pelo que uma série de partes interessadas está envolvida no investimento de impacto, designadamente os investidores de impacto, beneficiários, intermediários, facilitadores, gestor de fundos, promovendo um crescimento sustentável e inclusivo.

O investimento de impacto permite que os investidores façam investimentos em projetos que proporcionem retornos sociais ou ambientais positivos, além de gerar retornos financeiros positivos. Os investimentos de impacto podem ser feitos em mercados emergentes como o nosso, e desenvolvidos e visam uma gama de retornos abaixo da taxa de mercado a mercado, dependendo das metas estratégicas dos investidores.

Como medir o impacto? 

A medição do impacto apresenta uma série de desafios. Depois que a teoria da mudança é projetada, as métricas podem ser discutidas para uso que podem ser aplicados por investidores e parceiros de desenvolvimento. Uma vez que as métricas são estabelecidas, a coleta de dados e o relatório de resultados também devem ser estabelecidos. 

Entre as medidas, por exemplo, estão: autorrelato e verificação por terceiros. Em conclusão, há um interesse crescente por mecanismos que buscam alinhar e trazer mais capital para os ODS, conectando retorno com impacto.

Uma análise prévia precisa ser feita para ver a teoria da mudança na aplicação de cada mecanismo, e deve haver um foco adequado na medição de métricas de impacto adequadas, tornando os esforços para o trabalho decente (pautando com questões de género) mais coordenados e estruturados.

O investimento de impacto é uma abordagem de investimento, enquanto o financiamento misto é uma abordagem estruturante. No entanto, os investidores de impacto são frequentemente encontrados em estruturas financeiras combinadas.

PUB

PUB

PUB

To Top