PUB

Economia

“Triocean” marca o arranque do Cabo Verde Ocean Week no domingo

A VI edição da Cabo Verde Ocean Week começa amanhã, domingo, 12, em São Vicente, com a prova “Triocean”. A competição inclui as modalidades de natação, ciclismo e atletismo e é a grande novidade este ano do evento, tendo em vista a sensibilização sobre a protecção dos oceanos.

Conforme avança a Inforpress, durante uma semana, vários organismos e personalidades nacionais e internacionais do sector da economia marítima, economia azul e outras estarão reunidos em São Vicente para debater, promover e sensibilizar para a importância da protecção dos oceanos no contexto de desenvolvimento sustentável e inclusivo.

A prova “Triocean” irá ligar as zonas marítimas balneares/praias da ilha de São Vicente, por água e por terra, aproveitando ao máximo a cidade do Mindelo e a zona balnear e piscatória de São Pedro.

Natação marca o arranque

A prova arranca com a competição de natação, num percurso um quilómetro na praia da Laginha, seguindo-se 14 quilómetros em ciclismo, no percurso Laginha-São Pedro- Laginha.

Depois acontece o percurso de sete quilómetros em atletismo, com partida da Laginha até à cidade do Mindelo e regresso à praia da Laginha

Provas de voleibol, andebol e basquetebol de praia estão também previstas de manhã para, à tarde, o polivalente de Salamansa receber o “Blue Food”, uma feira gastronómica de produtos ligados ao mar.

Abertura oficial segunda-feira

A abertura oficial da VI edição Cabo Verde Ocean (CVO) está prevista para acontecer na segunda-feira,13, no Centro Oceanográfico do Mindelo, numa cerimónia que deverá contar com a actuação de artistas locais e o hino oficial da CVO 2023 “Nôs e Fidje d´Mar”.

Durante a semana vários organismos e personalidades nacionais e internacionais do sector da economia marítima, economia azul, investigadores entre outros vão participar nas conferências e mesas redondas previstas, como é habitual.

Temas

“Gestão Sustentável da Pesca”; “Gestão dos recursos das pescas” e a “A sustentabilidade da cavala preta”, são alguns dos temas previstos.

A estes acrescem painéis sobre a prevenção de acidentes e incidentes, sobre investimentos de acidentes marítimos, segurança operacional, como factor de sustentabilidade dos transportes marítimos e ainda sobre parcerias estratégicas regionais e internacionais para a segurança marítima operacional

Será ainda apresentada a “Estratégia Nacional para os mares de Cabo Verde (2023-2033)”, pelo director Nacional das Políticas do Mar, Anísio Évora.

“Governança dos oceanos”, “As tecnologias de inovação no contexto da economia azul” e “O empreendedorismo no sector da economia azul” são outros dos temas a serem debatidos na Cabo Verde Ocean Week.

De notar ainda a realização de uma feira das profissões ligadas ao mar, na Gare Marítima do Porto Grande, e um convívio na praia de São Pedro, com música e degustação de produtos do mar.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top