PUB

Sociedade

Garry, PCC e Prego Prego, os artistas mais pesquisados no Youtube em Cabo Verde

Garry, PCC e Prego Prego foram os artistas mais pesquisados no Youtube, a partir deste arquipélago, em Janeiro deste ano, segundo o relatório Digital 2023 de Cabo Verde, uma publicação da DataReportal. O top 20 das pesquisas do Youtube é liderado pela palavra “Musica”, numa lista onde até a palavra Benfica surge em grande destaque.

As pesquisas no motor de busca do Youtube, feitas a partir de Cabo Verde, deixam transparecer qual é o interesse da maioria da população neste relatório do DataReportal (ver caixa em baixo).

Ou seja, a partir do top 20 dos mais pesquisados, consegue-se ter uma ideia daquilo que grande parte da população consulta ou pesquisa no Youtube, que, como se sabe, possibilita o acesso a informação variada, especialmente através do suporte vídeo (filmes), músicas, tutoriais e até para o seguimentos dos “youtubers”, influencers produtores de conteúdo variado.

“Musica”, “Filme” e “Musicas” são as três palavras que lideraram o pódio, a partir de Cabo Verde, em 2022. No quarto lugar está o cantor Garry, seguido de “PCC” (7º), “Prego Prego” (9º), “Mucci” (11º), “Lose Jr” (12º), “Tony Fika” (13º), “Boy Game” (14º) e Djodge (17º).

O top 20 das pesquisas do Youtube em Cabo Verde é composto ainda pelas consultas relacionadas com “Tiktok (8º) e “Tik Tok” (20º), “Desenhos animados” (15º) e “Desenho” (10º) e ainda pela palavra “Benfica” (19º).

“Tradutor” lidera as pesquisas dos cabo-verdianos no Google

Em termos de pesquisas no Google, o motor de busca mais procurado do mundo, a palavra “Tradutor” foi o termo mais pesquisado pelos cabo-verdianos, em 2022.

Neste top 6 dos mais pesquisados no Google está ainda a palavra “Cabo Verde”, em segundo lugar, seguida do próprio “Google”, em terceiro, o “Google Tradutor”, em quarto, o “Facebook”, em quinto e “ABola”. As pesquisas por “Youtube”, em 7º lugar, “Portugal”, em 8ºlugar, “Benfica”, em 9ºlugar e “BCA”, em décimo lugar, completam o top10.

O resto da tabela até à vigésima posição é ocupado pelas pesquisas relacionadas com “Cape Verde”, “Metereologia”, “Gmail”, “Porton di Nos” “A Bola” (aparece duas vezes no top20, ainda que em formatos diferentes), “Porto”, “Caixanet”, “Instagram”, “Hotmail” e “BCA Directo”.

Literacia digital precisa-se

As pesquisas no Google acabam por deixar transparecer quais são os interesses da maioria dos cabo-verdianos na chamada “worldwide”, onde existe acesso a uma panóplia infinita de informação nas mais diversas áreas, e que acaba por chamar a atenção para a importância da literacia digital no país.

A Comissão Europeia define literacia digital como sendo “as habilidades necessárias para alcançar a competência digital, sustentadas por competências básicas em TIC e no uso de computadores, com o objetivo de recuperar, avaliar, armazenar, produzir, apresentar e trocar informação, e de comunicar e participar em redes colaborativas via Internet”.

Ou seja, saber explorar bem os recursos tecnológicos, como as TIC, acesso à internet, entre outros, é determinante, hoje em dia, para impulsionar o aprendizado educacional, seja profissional, académico, social ou cultural, etc.

DataReportal, o que é?

O DataReportal foi projectado para apoiar pessoas, empresas e organizações, em mais de 230 países, a encontrarem dados que contribuam para que possam tomar decisões mais bem informadas, em termos comerciais, sociais ou políticas governamentais, entre outros. Nesse “universo” estão decisores políticos, jornalistas e académicos.

Todos os relatórios são produzidos por Simon Kemp e pela equipa da Kepios, com o apoio de vários parceiros, incluindo We Are Social e Meltwater, empresas de estratégias digital e a chamada “Media Inteligence”, oferecendo perspectivas sobre o que se pode esperar no horizonte de um ano, daí o relatório se basear em dados de 2022, para o horizonte 2023.

Redes sociais ganham terreno também em publicidade

Os dados da DataReportal sobre o uso da internet em Cabo Verde em 2023 revelam a existência de 415,9 mil utilizadores no início deset ano, verificando-se um aumento de utilizadores em 3.695 (+0,9%) entre 2022 e 2023, com base nos estudos da Kepios (empresa de tendências e análise digital).

Só em termos de acesso às redes sociais, havia 288,1 mil utilizadores em Janeiro de 2023, chamando o relatório a atenção para o facto deste número poder parecer “bastante diferente” dos valores publicados em relatórios de anos anteriores, devido a “revisões importantes” feitas pelas fontes utilizadas pela DataReportal para informar e calcular o número de utilizadores de redes sociais que constam deste relatório. 

Em termos mais globais, as estatísticas revelam que 69,3% da base total de utilizadores da Internet em Cabo Verde (independentemente da idade) utilizaram, pelo menos, uma plataforma de redes sociais em Janeiro de 2023. Nessa data, 49,9% dos utilizadores das redes sociais eram mulheres, enquanto 50,1% eram homens.

Utilizadores e alcance do Facebook

Conforme o DataReportal, o Facebook tinha 267,9 mil utilizadores em Cabo Verde no início de 2023. Os números publicados nas próprias ferramentas da Meta, empresa mãe do Facebook, indicam que o alcance potencial dos anúncios dessa rede social diminuiu em 7 mil (-2,5%) entre 2022 e 2023.

Para um contexto mais recente, os mesmos dados mostram que o número de utilizadores que os profissionais de marketing conseguiram alcançar com anúncios no Facebook, diminuiu 14 mil (-5,0%) entre Outubro de 2022 e Janeiro de 2023.

As estatísticas mostram ainda que o alcance dos anúncios do Facebook em Cabo Verde era equivalente a 45,0% da população total no início de 2023. Contudo, é importante observar que o Facebook restringe a utilização da sua plataforma a pessoas com 13 anos ou mais anos, o que atesta que 57,9 % do público “elegível” em Cabo Verde utiliza o Facebook em 2023.

Para contextualizar ainda mais, o alcance dos anúncios do Facebook nestas ilhas foi equivalente a 64,4% da base local de utilizadores da Internet (independentemente da idade) em Janeiro de 2023.

De notar que os dados da DataReportal mostram que no início de 2023, 49,5% da audiência dos anúncios do Facebook em Cabo Verde eram mulheres, enquanto 50,5% eram homens.

Utilizadores e tendências do Instagram

Quanto ao Instagram, os números citados pela DataReportal mostram que havia 101,3 mil utilizadores no país, no início de 2023. Contudo, dados recentemente revistos da empresa, perspectivam que o alcance dos anúncios do Instagram era equivalente a 17,0% da população cabo-verdiana, no início do ano.

De notar, entretanto, que o Instagram restringe o uso da sua plataforma a pessoas com 13 anos ou mais anos, o que aponta que 21,9% do público “elegível” no país usa o Instagram em 2023. Quanto ao alcance dos anúncios, no início de 2023 atingia os 24,3% da base local de utilizadores da Internet (independentemente da idade).

As estatísticas do DataReportal mostram, igualmente, que 50,3% da audiência publicitária do Instagram no arquipélago era feminina, enquanto 49,7% era masculina. Outrossim, dados publicados nas ferramentas de planeamento da Meta mostram que o alcance potencial do anúncio do Instagram entre nós diminuiu 950 (-0,9%) entre 2022 e 2023.

Também, com foco na análise de base trimestral, o tamanho da audiência de anúncios do Instagram no país diminuiu em 5.400 (-5,1%) entre Outubro de 2022 e Janeiro de 2023.

Facebook Messenger

No que diz respeito ao Facebook Messenger, o Data Reportal indica que os anúncios, aqui, atingiram 204,3 mil utilizadores no país, no início de 2023. Contudo, números de audiência recentemente revistos pela empresa, apontam que o alcance dos anúncios dessa plataforma era equivalente a 34,3% da população total, no início deste ano.

Igualmente, o Facebook Messenger restringe a utilização da sua plataforma a pessoas com 13 ou mais anos, observando que os anúncios atingiram 44,2% do público “elegível”. Assim, o alcance dos anúncios dessa plataforma no país é equivalente a 49,1% da base local de utilizadores da Internet (independentemente da idade).

Quanto à utilização por género, no início de 2023, 50,7% do público publicitário do Facebook Messenger no arquipélago era feminino, enquanto 49,3% era masculino.

Os números da DataReportal mostram ainda que o potencial alcance publicitário do Facebook Messenger em Cabo Verde aumentou em 67 mil (+49,0%) entre 2022 e 2023.

Aqui, numa análise com base trimestral, os dados da empresa apontam que a dimensão da audiência publicitária do Facebook Messenger diminuiu em 12 mil (-5,4%) entre Outubro de 2022 e Janeiro de 2023. Também aqui, o relatório aponta que as mudanças nos números de alcance de audiência publicados nas ferramentas de planeamento de anúncios do Meta “não se correlacionam necessariamente com as mudanças gerais nas bases de usuários activos de suas plataformas”. 

Publicada na edição semanal do jornal A NAÇÃO, nº 845, de 09 de Novembro de 2023

PUB

PUB

PUB

To Top