PUB

Economia

Empresa espanhola quer criar projecto de aquacultura de pepino do mar em Cabo Verde

A empresa Wangumar, de Espanha, quer criar um projecto de aquacultura de pepino do mar em Cabo Verde. Para isso, avançou com um estudo nas ilhas do Sal, Boa Vista e Maio, para ver qual delas oferece as melhores condições.

O projeto foi apresentado durante o painel “Tecnologias e inovações no contexto da Economia Azul” da Cabo Verde Ocean Week que decorre no Mindelo, São Vicente.

De acordo com a responsável do projeto, Mercedes Wangüemert, a a escolha do pepino do mar deve-se ao facto de ser um “produto de alto valor comercial, com uma demanda muito crescente, principalmente nos países asiáticos como China e Japão e a maior parte dos estoques naturais está sobreexplorada”.

Segundo a mesma, para Cabo Verde a ideia é de implementar um sistema pioneiro multitrófico baseado em pepino do mar e depois incluir macroalgas e “vamos criar um sistema dinâmico e circular que vai permitir a produção de várias espécies no mesmo sítio”.

Projeto sustentável 

Mercedes Wangüemert explica a escolha de Cabo Verde por ser um país que possui várias espécies com valor económico, “uma boa qualidade da água e uma temperatura constante que vai permitir ter a disponibilidade de áreas óptimas para aquacultura e tem as condições de vento que são boas para secar e processar”.

“Queremos desenvolver um projecto sustentável a nível da economia azul e economia circular e o principal objectivo é mudar a aquacultura para sua melhorar e fornecer proteína animal para alimentação humana”, informou ainda a responsável do projeto.

Prioridade é implementar o projecto na ilha do Sal

Salientou igualmente que prioridade é implementar o projecto na ilha do Sal mas também existem outras áreas que podem receber o projecto como Maio e Boa Vista.

A empresária pensa criar um serviço de restauração no País para que os clientes possam experimentar as espécies pescadas em Cabo Verde, de forma sustentável, e também degustar as produzidas neste projecto de aquacultura de pepino do mar.

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top