PUB

Ambiente

Santiago: Plantação de 500 plantas endémicas no Parque Natural da Serra Malagueta

Vão ser plantadas 500 plantas endémicas no Parque Natural da Serra Malagueta, numa iniciativa da Direção Nacional do Ambiente em parceria com o projeto TREEMAC, que vai decorrer entre  18 e 19 de Novembro.

Conforme nota da Direção Nacional do Ambiente, a campanha de plantação de árvores acontece a partir das 8h30mn em alusão ao Dia da Árvore e a área a ser florestada será previamente alvo de uma ação de limpeza pelos voluntários.

Prevê-se a fixação de 500 plantas no referido parque, entre elas endémicas, como o marmulano, mato-boton, língua-de-vaca e lantisco, mas também frutíferas, como mangueira e goiabeira.

Segundo a mesma fonte, o projeto irá também oferecer ao viveiro do parque cerca de 4.000 exemplares de plantas endémicas, as quais serão posteriormente fixadas pela equipa local num período mais húmido.

Para além da ação de plantação está prevista uma conversa aberta com todos os participantes sobre a importância da vegetação e o papel de cada cidadão na mitigação das mudanças climáticas.

Incêndio em Abril passado

Recorde-se que em Abril passado a Serra da Malagueta foi fustigada por um grave incêndio que provocou 9 vítimas mortais, 8 militares e um civil.

Na altura a estimativa foi para uma área ardida de cerca de 200 hectares (equivalente a 200 campos de futebol). As localidades mais afectadas foram as da Serra Malagueta, Fundura e Figueira das Naus (Santa Catarina) e Achada Longueira (Tarrafal).

TREEMAC, o que é?

O projeto TREEMAC é cofinanciado pelo Programa de Cooperación INTERREG V-A MAC 2014-2020, e tem como parceiros nacionais a Direção Nacional do Ambiente e o Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário.

Este projeto surge da necessidade de gerar uma rede de cooperação entre diferentes territórios da região da Macaronésia (Canárias, Cabo Verde, Senegal e Mauritânia), para promover a melhoriado conhecimento, valorização e gestão da biodiversidade e dos ecossistemas.

A rede TREEMAC tem por objetivo desenvolver estratégias comuns para a conservação e a proteção do ambiente face às alterações climáticas. Estas estratégias centram-se na criação de infraestruturas ou sistemas verdes e na contribuição para a melhoria dos conhecimentos ambientais da população.

PUB

PUB

PUB

To Top